ABC Evento

No aniversário de Oswald de Andrade confira os eventos que homenageiam o modernista

Oficinas culturais, lançamento de livros e palestras sobre o artista são algumas das atrações

  • Data: 11/01/2022 15:01
  • Alterado: 11/01/2022 15:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agenda Tarsila
No aniversário de Oswald de Andrade confira os eventos que homenageiam o modernista

Crédito:Reprodução

Oswald de Andrade nasceu no dia 11 de janeiro. Sua vida foi breve – morreu com 64 anos -, mas o legado que o modernista deixou ao país é enorme. E para celebrar a data, a Agenda Tarsila mapeou atividades culturais que colocam o poeta, dramaturgo e escritor como protagonista. Confira: 

Oficina Cultural convida Marília de Andrade, filha de Oswald, para falar sobre sua trajetória na dança e curadoria da obra paterna

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove roda de conversa De Marilia para Oswald – Memórias e Encontros Entre Dança, Teatro e Literatura. Nesta conversa, Marília de Andrade apresenta um pouco de sua trajetória artística na dança e as reverberações decorrentes da figura de seu pai, Oswald de Andrade. A mediação será de Cássia Navas. Os inscritos receberão o link de acesso do Zoom para acompanhar a conversa no próprio dia da atividade. A atividade ocorre em 18 de fevereiro. 

Rudá K. Andrade faz lançamento do livro ‘A Arte de Devorar o Mundo’, inspirado nas aventuras gastronômicas do avô

Rudá K. Andrade faz lançamento do livro Arte de Devorar o Mundo – Aventuras Gastronômicas de Oswald de Andrade, inspirado nas histórias pessoais do avô. A publicação tem como ingrediente principal o autor antropófago que embalou o modernismo brasileiro nos anos 20. Basta repararmos na silhueta de Oswald de Andrade para notarmos sua farta ligação com os prazeres da boa mesa. Sua forma rechonchuda inspira-nos a investigar, sob um prisma especial, a história desse escritor brasileiro que engolia a vida como se fosse um banquete. O recorte culinário da biografia e obra do escritor leva a digerir uma peculiar reflexão sobre a trajetória e legado literário de Oswald de Andrade. Uma abordagem sobre o autor que leva o leitor a saborear as aventuras gastronômicas de Oswald e sentir o cheiro do banquete artístico modernista da década de 1920. O lançamento e a roda de conversa será no espaço do Café Colombiano, onde serão preparados alguns pratos descritos no livro. O evento ocorre em 19 de fevereiro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo. 

Oficina Cultural promove curso que discute o teatro e modernismo de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o curso Teatro e Modernismo: Oswald de Andrade. Esta oficina tem como objetivo promover a apresentação do Teatro Oswaldiano a partir da perspectiva da historiografia e da crítica literária. As aulas serão ministradas por Flávio de Castro.O evento ocorre de 14 a 17 de fevereiro, das 17h às 19h. 

Oficina de Direção e Interpretação Teatral abordará processo de adaptação da peça ‘A Morta’, de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove a Oficina de Direção e Interpretação Teatral : A Morta (Projeto Didática da Encenação) até maio. Ela abordará o processo de criação, adaptação e encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, por meio de estudos teóricos, aulas práticas e experimentações de cenas. Uma vez selecionados, os participantes dessa oficina farão parte do processo de criação da peça, na composição do elenco ou como assistentes de direção. Serão proporcionados laboratórios de direção de arte, camarins, figurinos e adereços, cenografia, iluminação, trilha sonora, preparação vocal e corporal e produção. A proposta contempla ainda uma série de ações formativas abertas que complementam o trabalho de pesquisa e a programação que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo. 

Ateliê ensina a criação cenográfica e usa como base a peça ‘A Morta’, de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Cenografia e Cenotécnica: A Morta (Projeto Didática da Encenação) até maio. Ele contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. A cenografia da peça ficará por conta de Murillo Carraro, que conduzirá um ateliê durante todo o processo criativo, colaborando para a estruturação de elementos cenográficos e estruturas cênicas. Este chamamento é destinado aos interessados em acompanhar como estagiários da área. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro.  

 Oficina ensina a compor trilha sonora de peça teatral de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Direção Musical e Trilha Sonora: A Morta (Projeto Didática da Encenação) até maio. A direção musical e a trilha sonora serão conduzidas por Felipe Antunes, que desenvolverá um ateliê de criação durante todo o processo de montagem da peça. Este chamamento é destinado àqueles que desejam atuar como estagiários na área. O projeto Didática da Encenação contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro.  

Oficina Cultural promove ateliê de iluminação de teatro para peça de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Iluminação: A Morta (Projeto Didática e Encenação) até maio. A criação de luz ficará por conta de Aline Santini, que conduzirá um ateliê de iluminação durante todo o processo. Este chamamento é destinado aos interessados em acompanhar como estagiários da área. O projeto Didática da Encenação contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro.  

Oficina ensina preparação corporal e direção de movimento para peça de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Preparação Corporal e Direção de Movimento: A Morta (Projeto Didática da Encenação) até maio. Para tanto, foram convidados Cláudia Nwabasili e Roges Douglas da Cia Pé no Mundo, que conduzirão um ateliê durante o processo de criação da peça. Este chamamento é destinado aos interessados em acompanhar como estagiários da área de dança. O projeto Didática da Encenação contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro. 

Oficina Cultural promove ateliê de produção de peça escrita por Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Produção: A Morta (Projeto Didática e Encenação) até maio. A direção de produção será feita pela Movicena, com coordenação de Jota Rafaelli e Rafael Petri. Ao longo do processo de criação será realizado um ateliê contemplando as etapas e ações de produção. Este chamamento é destinado aos interessados em acompanhar como estagiários da área. O projeto Didática da Encenação contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro. 

Compartilhar:

  • Data: 11/01/2022 03:01
  • Alterado: 11/01/2022 03:01
  • Redação
  • Agenda Tarsila









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados