Data: 16/05/2022 18:44 - Alterado em: 01/07/2022 13:55 / Autor: Redação / Fonte: ViaMobilidade

Boletim Obras e Melhorias | ViaMobilidade Linhas 8 e 9

A ViaMobilidade está investindo R$ 3,8 bilhões para ampliar a segurança e o conforto de 1 milhão de passageiros que utilizam as linhas diariamente.


Obras e Melhorias
Obras e Melhorias

Crédito: ViaMobilidade

A ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, segue com seu plano de investimento voltado para obras de requalificação e melhorias dos ramais, assumidos em 27 de janeiro de 2022.

Confira os principais avanços do mês de junho

Umas das principais ações preventivas tem sido a inspeção da rede aérea para mapear as condições e corrigir eventuais desvios. Atualmente, já se encontram inspecionados 58,8% da rede, totalizando mais de 88 km verificados até o momento.

Também houve avanços importantes na revitalização da pintura de paredes e fachadas, estruturas metálicas, vigas, pilares e pisos de plataforma. Recebe destaque a Estação Presidente Altino, com 100% das obras concluídas. Estações Jandira e Osasco estão com 50% da revitalização concluída.

Outra atividade importante nas últimas semanas é o serviço de roçada, realizado pela equipe de manutenção civil em cinco frentes simultâneas, avançando quatro quilômetros por semana, totalizando 49,6% da limpeza nas áreas verdes das linhas 8 e 9 em junho.

As ações asseguram uma série de melhorias para os passageiros, tornando o percurso nas linhas 8 e 9 mais confortável, seguro e rápido.

Principais melhorias realizadas nos primeiros três meses de concessão

Revitalização na comunicação visual das estações Presidente Altino, Hebraica Rebouças e Itapevi; deixando as orientações mais intuitivas e claras;

Intensificação da vigilância nas vias para coibir o furto de equipamentos e cabos;

Melhoria de 95% na iluminação adicional nas áreas operacionais e de circulação de clientes nas estações.

Revitalização completa dos sanitários das estações Osasco, Pinheiros, Itapevi, Carapicuíba, Grajaú, Presidente Altino, Lapa, Domingos de Morais e Santo Amaro, totalizando 80% das facilidades nas linhas 8 e 9;

Limpeza completa de 75,94% dos aparelhos de ar-condicionado instalados na frota, com a substituição de 16 unidades avariadas;

Implantação de placas de velocidade antes das estações e na entrada das plataformas e “tartarugas refletivas” na via;

Intensificação de treinamento dos colaboradores com a aplicação do método Aponte e Fale para condutores dos trens;

Higienização de todos os trens com nebulização antisséptica diária em horários de vale (menor fluxo de passageiros) para garantir a segurança sanitária no transporte;

Manutenção preventiva de 96% dos AMV´s (aparelhos de mudança de via);

Reforço de 76% na pintura da sinalização dos AMV´s;

Corretiva de 11% na troca de trilhos avariados;

Inspeções de 58,8% de toda a rede aérea das linhas 8 e 9.

Comente aqui