Data: 22/10/2021 14:52 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Paulo

Centro Cultural São Paulo recebe ações de prevenção ao HIV neste sábado (23)

População terá acesso a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido e distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante, além de muita informação


Ações de prevenção ao HIV
Ações de prevenção ao HIV

Crédito: Prefeitura de São Paulo

Fechando a agenda de outubro, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) leva neste sábado (23) o Projeto PrEP na Rua para o Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, no Paraíso. A ação que leva a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido e distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante, além de muita informação, ocorre das 15h às 19h.

A PrEP na Rua é uma iniciativa pioneira e extramuros. Lançado no dia 27 de junho, o projeto já realizou oito edições, em diversos bairros da capital paulista. Esta semana esteve no Tatuapé e na Avenida Indianópolis. Até o momento, mais de 500 pessoas já iniciaram a PrEP nestas ações.

“O projeto PrEP na Rua tem se mostrado uma estratégia eficaz para a prevenção, inclusive, contribuindo para a redução de novas infecções na cidade de São Paulo”, considera Cristina Abbate, coordenadora de IST/AIDS da SMS.

Disponível no SUS desde janeiro de 2018, a iniciativa tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

Até o dia 13 de outubro, 14.912 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número é representa mais de 35% dos registros de PrEPs iniciadas em todo Brasil.

Elegibilidade

A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids.

Serviço:
PrEP na Rua

Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Quando: 23 de outubro (sábado), das 15h às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso


Comente aqui