Data: 13/10/2021 13:27 / Autor: Redação / Fonte: Curta!

Dia do Professor no Curta!On: especial traz filmes para refletir sobre educação

Streaming do Curta! No NOW, da NET, e na internet preparou uma pasta especial repleta de documentários sobre educação de acordo com diversas perspectivas


Professora e alunos na sala de aula em “A Escola do Futuro”
Professora e alunos na sala de aula em “A Escola do Futuro”

Crédito: Divulgação/Curta!On

Nesta sexta-feira, 15 de outubro, o Brasil comemora o Dia do Professor, e o Curta!On — streaming do Curta! no NOW (da Claro/NET) e em www.curtaon.com.br — preparou a coleção “Homenagem: Dia do Professor” para promover o debate e a reflexão sobre a educação, de acordo com diversas perspectivas e momentos históricos.

A profissão, fundamental para a construção de uma sociedade melhor, enfrenta diversos desafios: falta de recursos financeiros, períodos de repressão e perseguição e, ainda, a necessidade de sempre se reinventar para adequar o ensino a novos tempos e tecnologias. Além disso, a docência está diretamente relacionada ao afeto e a uma aposta no futuro dos estudantes que passam por suas salas de aula e demais espaços de ensino.

A complexidade do tema dá margem para diversas abordagens e pontos de vista relevantes. Confira alguns deles nos documentários do Curta!On:

A Revolução da Escola – 1918-1939 - Depois da 1ª Guerra Mundial, pensadores como Maria Montessori, Célestin Freinet, Ovide Decroly e Alexander S. Neill estavam em um processo revolucionário na educação, buscando formas de ensino centralizadas nas crianças. A ascensão do fascismo, porém, arrebatou suas iniciativas, afetando até hoje o método usado pelas escolas.

Vocacional – Uma Aventura Humana – O cineasta Toni Venturi revê uma página emocionante e esquecida da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Escola do Amanhã – Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, essa minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã?

A Alma da Gente - Um grupo de jovens da periferia do Rio de Janeiro entra para o Corpo de Dança na Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos, com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte.

Comente aqui