Data: 13/06/2022 13:09 / Autor: Redação / Fonte: Fundação Bunge

Direitos Humanos é tema das Jornadas Culturais 2022 da Fundação Bunge

Promovidas pelo Centro de Memória Bunge desde 2004, neste ano, serão quatro eventos gratuitos e abertos ao público


Crédito: Reprodução

O Centro de Memória Bunge promove, no dia 22/06, às 10h, o primeiro, de quatro eventos, das Jornadas Culturais 2022, que este ano terão como tema central os Direitos Humanos. Para falar sobre “Atuação em redes e parceria - Soluções para ampliar ações em instituições que trabalham com memória", o encontro virtual terá participação de Marcos Terra, diretor-executivo do Museu da Pessoa, acervo virtual e colaborativo, aberto a toda e qualquer pessoa que queira registrar e compartilhar sua história de vida; e Rosa Richter Diaz, gerente de projetos do Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado; com mediação de Viviane Morais, historiadora do Centro de Memória Bunge.

“Os Direitos Humanos incluem também o direito às liberdades, liberdade de opinião e expressão, liberdade artística. E o trabalho em rede de instituições culturais, aliado ao investimento nos indivíduos como agente de transformação, é fundamental para a construção de uma cultura colaborativa, de manutenção desses espaços”, ressalta Claudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge. Para a executiva, trazer a experiência do voluntariado e do trabalho em rede para o primeiro encontro é extremamente relevante para apoiar instituições culturais nos desafios que enfrentam diariamente para permanecerem atuantes em suas comunidades.

Iniciadas em 2004, as Jornadas Culturais são palestras e oficinas gratuitas sobre preservação, conservação e divulgação de acervos históricos e culturais. Nestes 18 anos, foram quase 100 eventos gratuitos, que reuniram mais de 7 mil pessoas, ministrados por especialistas com ampla atuação em suas áreas, contribuindo na formação de profissionais e no desenvolvimento das instituições de memória.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site

Serviço das Jornadas Culturais 2022:

Evento 1 - Atuação em redes e parceria – Soluções para ampliar ações em instituições que trabalham com memória

Data: 22/06

Hora: 10h às 12h

Link de Inscrição:

Palestrantes:

Marcos Terra - Museu da Pessoa

Diretor executivo do Museu da Pessoa, é formado em Relações Públicas e Mestre em Comunicação com especializações nas áreas de Gestão Cultural, Gestão Pública e de Projetos Sociais. Atua no Museu da Pessoa desde 2015, tendo sido responsável por criar a área específica de Gestão de Projetos na organização e atualmente está à frente na gestão executiva do projeto "Estruturante" do Museu da Pessoa.

Rosa Richter Diaz - Atados

Gerente de projetos do Atados, onde atua desde 2015. É bolsista de Iniciação Científica no curso "Culturas e Resistências na Cidade" - GPCHU / PROURB – FAU, onde participa de pesquisa sobre ações e equipamentos culturais em espaços periféricos da cidade (teatros, museus, cinemas, grupos artísticos).

Mediação

Viviane Lima de Morais – Fundação Bunge

Historiadora pela Universidade Federal do Ceará, doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Viviane é responsável pelas ações Internas e Pesquisas no Centro de Memória Bunge.

Comente aqui