ABC Cidade

Diretor do Escritório do Québec em SP conhece projeto de inclusão digital da Fundação CASA

Na visita técnica ao CASA Mário Covas, na capital paulista, diretor do Escritório do Québec conversou com os adolescentes em internação e observou resultado da parceria com a Instituição

  • Data: 27/10/2021 17:10
  • Alterado: 27/10/2021 17:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação CASA
Diretor do Escritório do Québec em SP conhece projeto de inclusão digital da Fundação CASA

Layla

Crédito:Fundação CASA

O diretor do Escritório do Québec em São Paulo, Jason Naud, representante do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia e cônsul do Canadá, visitou nesta quarta-feira (27) o CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, para conhecer o trabalho da Fundação CASA na execução da medida socioeducativa de internação e observar o resultado prático da parceria entre o Governo do Québec e a Instituição para a inclusão digital dos adolescentes em privação de liberdade. 

“Queremos contribuir para o fortalecimento da capacidade técnica dos jovens que aqui estão, principalmente no mercado digital”, afirmou o diretor do Escritório do Québec. “Esse projeto é muito especial para nós, pois dá corpo à cooperação de longa data entre a Província do Québec e o Governo de São Paulo”, completou. O diretor do Escritório do Québec conheceu a estrutura do centro socioeducativo, o funcionamento da medida e ainda conversou com os jovens em atendimento.

No primeiro semestre deste ano, para colaborar na capacitação profissional dos adolescentes da Fundação CASA na área de tecnologia, a ministra de Relações Internacionais e Francofonia, Nadine Girault, em nome do Governo do Québec, com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Governo do Estado de São Paulo, investiu 10 mil dólares canadenses (aproximadamente R$ 46 mil) na Instituição.  

O montante foi revertido em recursos tecnológicos usados nas aulas dos jovens, também com foco no mercado de trabalho digital. Com contrapartida de cerca de R$ 6,5 mil da Fundação, o investimento permitiu a compra de 239 webcams, 239 pentes de memória e 200 discos SSD. 

O CASA Governador Mário Covas é um dos 25 centros socioeducativos no Estado beneficiados com a instalação dos equipamentos, destinados a 239 computadores dos laboratórios de informática. 

Os outros centros beneficiados são: Itaquera, Rio Tâmisa, Rio Paraná, Paulista e Pirituba, em São Paulo; Arujá; Santo André II, em Santo André; Manacá da Serra, em Franco da Rocha; Peruíbe; Vila de São Vicente, em São Vicente; Nelson Mandela, em Bauru; Madre Teresa de Calcutá I e Rio Novo, em Iaras; Cândido Portinari, em Ribeirão Preto; Sertãozinho; Taquaritinga; Tamoios, em São José dos Campos; Caraguatatuba; Morro Azul e Limeira, em Limeira; Rio Dourado, em Lins; São José do Rio Preto; e Presidente Bernardes. 

A Fundação CASA passa por uma revolução tecnológica e de inclusão digital dos adolescentes em atendimento, de forma que estejam mais preparados para atuar na indústria 4.0, com investimento apoiado pelo Governador João Doria e o vice-Governador Rodrigo Garcia”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.  

“Para a inclusão digital dos adolescentes, ainda contamos com aquisição de tablets e smart TVs. Na parceria com o Governo do Québec, vimos a oportunidade de melhorar a estrutura dos computadores usados pelos jovens numa enorme gama de atividades pedagógicas”, explicou o chefe de Gabinete da Fundação CASA, Yuri Horalek e Domingues, que acompanhou a visita.  

Para o subsecretário da SRI, Andrey Brito, que compareceu à visita técnica, trata-se de um projeto de grande importância para o Governo do Estado porque oferece mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho dos adolescentes atendidos.  

“O Estado de São Paulo e a província do Québec têm um relacionamento de longa data. Hoje celebramos mais uma iniciativa em conjunto com o apoio da Província do Québec à inclusão digital na Fundação CASA”, avaliou o subsecretário da SRI. 

Também acompanharam a visita técnica a diretora para Assuntos Econômicos do Escritório do Québec em São Paulo, Thais Aun, e o assessor para Assuntos Econômicos do Escritório, Luis Antonini.

Compartilhar:

  • Data: 27/10/2021 05:10
  • Alterado: 27/10/2021 05:10
  • Redação
  • Fundação CASA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados