Data: 05/07/2022 17:07 / Autor: Redação / Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Escola do Programa de Ensino Integral transforma pátio em picadeiro de circo

Estudantes dos anos iniciais da Escola Estadual Professor Orlando Horácio Vita realizaram apresentações circenses em projeto interdisciplinar


No mês de junho, a Escola Estadual Professor Orlando Horácio Vita, na capital, se transformou no circo VitaTi e Vitatá e abriu suas cortinas para um espetáculo apresentado pelos estudantes. Entre as atrações, malabarismo, truques de mágicas, acrobacia e apresentação de palhaços fizeram a alegria do público.

“Eu achei muito bom, porque consegui brincar, expressar a minha alegria e homenagear os palhaços”, comemorou a estudante Luana Beatriz, de 10 anos, que se transformou na palhaça Alegria para a ação.

O projeto uniu duas disciplinas, Cultura do Movimento e Linguagens Artísticas, com o desafio de incentivar os alunos no desenvolvimento do equilíbrio corporal, criatividade e composição emocional através da arte. A integração de disciplinas variadas é uma premissa das escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) e amplia as possibilidades de potencializar as habilidades dos alunos no ambiente escolar.

“Os estudantes foram se desenvolvendo com o tempo. Nós ensaiamos bastante, fomos errando e aprendendo, mas eles foram se superando. Assim íamos aumentando o grau de dificuldade na apresentação de acordo com aptidão de cada uma dessa crianças”, explica o professor de Cultura do Movimento, Rodrigo Silva.

Programa de Ensino Integral

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu projeto de vida.

Comente aqui