Data: 01/10/2021 17:08 / Autor: Redação / Fonte: CPTM

Gelotecas voltam a funcionar nas estações da CPTM

Geladeiras desativadas viram bibliotecas ambulantes e distribuem livros gratuitamente aos passageiros das linhas de trens e também podem receber doações de exemplares já lidos


Crédito: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA

A partir desta sexta-feira (01/10), as gelotecas estão de volta a nove estações das Linhas 7-Rubi, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, após um período de interrupção em razão da pandemia da COVID-19. As gelotecas, geladeiras desativadas que são estilizadas e viram estantes, funcionam como uma biblioteca aberta para retirada gratuita de livros pelos passageiros e, ao mesmo tempo, podem receber doações de exemplares já lidos, criando um sistema rotativo de distribuição de livros.

Com a retomada, as gelotecas estarão instaladas nas estações Franco da Rocha e Água Branca da Linha 7-Rubi, estação Guainanases da Linha 11-Coral, estações Jardim Romano, Jardim Helena - Vila Mara, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba da Linha 12-Safira, além de Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade.

Os passageiros podem retirar e doar os livros durante todo o período da operação comercial da linha e não há limite para a retirada, entretanto como é um projeto voltado para atender o coletivo, os livros podem ser devolvidos após a leitura.

Iniciada em 2018 nas estações da CPTM, o projeto da geloteca foi idealizada pelo professor de arte e psicólogo da educação, João Belmonte, para estimular a leitura e a troca de exemplares entre as comunidades periféricas em pontos de deslocamentos e encontros dessas pessoas. Até hoje, o artista já grafitou 180 gelotecas e o projeto está replicado Brasil e no Uruguai. "As gelotecas são intervenções urbanas com uma função social. Por isso, a ideia de instalar em estações de trens, escolas e praças para atender o público que realmente está nas áreas periféricas", explica João Belmonte.

Serviço

Gelotecas - estante de livros para retirada gratuita

A partir de 01 de outubro por tempo indeterminado

Locais:

Estações Franco da Rocha e Água Branca da Linha 7-Rubi

Estação Guainanases da Linha 11-Coral

Estações Jardim Romano, Jardim Helena - Vila Mara, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba da Linha 12-Safira

Estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade

Comente aqui