ABC Saúde

Hospitais Brasil e Bartira e Nobre Saúde selam parceria para tratamento a pacientes de AVC

Lançamento da linha de cuidado ocorreu nesta sexta-feira (16/8), no Bairro Jardim

  • Data: 17/08/2022 13:08
  • Alterado: 16/08/2023 08:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Nobre Saúde
Hospitais Brasil e Bartira e Nobre Saúde selam parceria para tratamento a pacientes de AVC

Hyun Seung Yoon

Crédito:Cadu Proieti/Divulgação Nobre Saúde

O Hospital Brasil, o Hospital Bartira e a Nobre Saúde lançaram nesta sexta-feira inédita parceria para tratamento especializado a pacientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral). A apresentação do projeto ocorreu no Quintal Del Carmem, na Rua das Paineiras, 243, no bairro Jardim, em Santo André.

O evento contou com a presença de diretores das instituições organizadoras do programa, representantes de saúde das principais indústrias da região, como GM, Volkswagen, Mercedes-Benz, Scania e Via Varejo; e de convênios, como SulAmérica; profissionais da medicina, personalidades do Grande ABC e imprensa.

Neste novo projeto, o atendimento e, posteriormente, o tratamento serão proporcionados a todos os pacientes de AVC que derem entrada tanto no Hospital Brasil quanto no Hospital Bartira, ambos na cidade de Santo André.

“A finalidade do programa é chegar ao ponto, ao resultado, de que o paciente com AVC tenha a menor sequela possível. O paciente que chegar com AVC rapidamente será atendido e identificado o problema por equipe especialista para que tenha a menor sequela possível. Caso exista, ele passará por um programa completo de reabilitação multidisciplinar em que o objetivo é que ele retorne para casa com a maior autonomia possível”, informa Eduardo Santana, fundador e diretor da Nobre Saúde.

O diretor médico do Hospital Brasil, Dr. Geraldo Chaves de Alcântara Júnior, explica que esta linha de cuidado se inicia com o atendimento do paciente, com suspeita ou diagnóstico de AVC, na emergência do Hospital Brasil, com seu cuidado e tratamento na fase aguda da doença, passando, na transição de cuidados, para a fase de reabilitação do paciente na Nobre Saúde antes de evoluir para alta e o seguimento ambulatorial.

“Esta linha de cuidado que estas duas grandes instituições de saúde, referências no cuidado à saúde na região do Grande ABC, acabam de criar é o padrão ouro do cuidado com o paciente acometido por um AVC, e é um projeto inédito em nossa região”, comemora Dr. Geraldo Chaves de Alcântara Júnior.

Já Ricardo Salvodelli, médico fisiatra da Nobre Saúde, enaltece o projeto e ressalta o avanço nos cuidados aos pacientes pós-AVC. “Consolida aqui na nossa região do ABC uma série de esforços e eventos coordenados e articulados entre diversos profissionais, desde a chegada do paciente ao hospital até seu retorno para casa, que vão maximizar as chances desta pessoa ter a menor sequela possível e atingir o máximo do seu potencial para retomar as suas atividades do dia a dia e a sua qualidade de vida. Pouquíssimos lugares do Brasil possuem esse tipo de integração de cuidados e é um prazer poder participar da implementação do projeto na nossa região.”

De acordo com o diretor médico do Hospital Bartira, Hyun Seung Yoon, a formalização da parceria e, em decorrência, a criação do programa de enfrentamento ao AVC, com intuito de diminuir ao máximo os prejuízos à saúde causados pelas sequelas da enfermidade, serão o divisor de águas para a qualidade e efetividade no tratamento desse mal.

“A implementação de uma linha de cuidados integral para os pacientes que sofrem um AVC, englobando desde o atendimento hospitalar inicial até a reabilitação física neuromotora e psicológica, reduz o risco de sequelas e limitações permanentes e maximiza a possibilidade de reintegração à vida normal”, projeta Hyun Seung Yoon.

Coordenador da Neurologia dos Hospitais Brasil e Bartira, Eduardo Gregorin Carabetta ressalta a mudança de cenário e a evolução dos recursos para tratamento eficaz ao AVC, enfermidade médica que, no Brasil, está entre as principais causas de morte ou incapacidade com sequelas permanentes. Mas mesmo com a progressão, o profissional avalia que para chegar a resultados satisfatórios no tratamento ao AVC são necessários rapidez, organização e capacitação dos cuidados prestados ao paciente, adjetivos intimamente ligados a esta nova parceria.

“Muitas vezes conseguimos reverter ou reabilitar totalmente as sequelas dos pacientes. Nosso projeto de organização de um centro de excelência no tratamento do AVC no Hospital Brasil começou há cerca de dois anos, e agora dá mais um passo adiante com a concretização de uma linha completa de tratamento, englobando tanto o tratamento de urgência/hospitalar, quanto a padronização de um programa de reabilitação especializado e seguimento com especialistas”, encerra Eduardo Gregorin.

Compartilhar:

  • Data: 17/08/2022 01:08
  • Alterado: 16/08/2023 08:08
  • Redação
  • Nobre Saúde









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados