ABC Empresas

Mercedes-Benz e governo alemão investem 5,5 milhões de euros em projeto de saúde

Ao longo do projeto, um total de oito unidades móveis serão desenvolvidas para fornecer serviços médicos e de saúde às comunidades carentes em várias regiões do Brasil

  • Data: 04/03/2021 10:03
  • Alterado: 04/03/2021 10:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Mercedes-Benz
Mercedes-Benz e governo alemão investem 5

O Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ)

Crédito:Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou hoje, em evento online, a cooperação com o governo alemão para ampliação do projeto de unidades móveis de saúde. Após uma fase piloto de sucesso, a contribuição aumentará para 4,5 milhões de euros. A Mercedes Benz do Brasil está contribuindo com o fornecimento de caminhões para mobilidade das unidades, motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de euros em força de trabalho (não monetário). Os parceiros do projeto e cinco ONGs, como a Sociedade Beneficente Albert Einstein, o CIES Global, a SAS Brasil, a Renovatio e o Instituto Luz para Vida, estão investindo sua expertise e jornada de trabalho para fazer o projeto funcionar.

Idealizada e desenvolvida por profissionais da Mercedes-Benz, essa iniciativa, que conta com a participação de vários parceiros, irá oferecer atendimento de saúde a populações carentes. Esse investimento adicional, anunciado hoje, será destinado à aquisição de sete semirreboques, sobre os quais serão montadas unidades móveis com estrutura e equipamentos de saúde. Caminhões Mercedes-Benz, como o Novo Actros, levarão essas carretas a várias regiões do País.

Por meio do suporte oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, a participação do governo alemão no projeto de unidades móveis de saúde é realizada por meio do develoPPP.de, um programa do BMZ (Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), e é implementada pelo DEG (Deutsche Investitions- und Entwicklungsgesellschaft mbH), subsidiária da KfW Bankengruppe, que, entre diversas ações globais, destina recursos para programas em países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

Atendimento médico a populações carentes de várias regiões

“Esse novo projeto com o governo alemão foi desenvolvido em conjunto, baseado no sucesso da Unidade Móvel de Tomografia, que vem sendo utilizada no combate à COVID-19 na cidade de São Paulo desde o ano passado”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Agora, com mais sete carretas, podemos ampliar notavelmente o alcance desse auxílio médico e de saúde, indo a localidades mais distantes. Combinando o apoio à saúde e mobilidade, estamos estendendo ainda mais a nossa contribuição e compromisso com a sociedade, ao mesmo tempo em que trabalhamos para todos que movem o mundo”.

Dr. Gerd Müller, ministro de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, comenta: “O Brasil possui o terceiro maior número de infecções confirmadas do mundo. Mais de 250.000 pessoas já morreram com o vírus. Precisamos deixar claro que a COVID-19 só será superada se o vírus for vencido mundialmente. Estamos trabalhando com a Mercedes-Benz para criar oito Unidades Móveis de Saúde que podem ser usadas para diagnosticar infecções por coronavírus e também para outras emergências médicas. Milhares de pessoas já foram alcançadas em uma fase piloto na Grande São Paulo. Agora, estamos expandindo este programa para outras partes do País”.

De acordo com Karl Deppen, nessa nova fase, o projeto agora vai ampliar o foco e entregar unidades preparadas para diversas áreas médicas. “Estamos, assim, aproximando pessoas com o objetivo de levar tratamento e serviços básicos de saúde a quem não tem assistência médica, ajudando a salvar vidas. Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade brasileira, e que também mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social”, ressalta Karl Deppen.

Assim como ocorreu com a Unidade Móvel de Tomografia, implantada em parceria com o CIES Global, as carretas serão projetadas e construídas pela Fleximedical, Labor e Canon, com a entrega prevista para o primeiro semestre de 2021. Essas novas unidades irão agilizar a realização de exames e oferecer consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, chegando até, em alguns casos, a realizar pequenas cirurgias. Com isso, serão utilizadas para prevenir e tratar outras doenças, além do coronavírus, como já ocorre em São Paulo.

O projeto das unidades móveis de saúde também dedica um foco especial à saúde do caminhoneiro. Juntamente com a Sociedade Beneficente Albert Einstein, o projeto atenderá os profissionais do volante em rodovias, portos e outros locais de alta concentração de motoristas.

A Sociedade Beneficente Albert Einstein prestará atendimento em todo o Brasil. O SAS já é um parceiro do Rally dos Sertões no Centro-Oeste e Nordeste e estará presente também no projeto das unidades móveis de saúde. Somada a Unidade Móvel de Tomografia, utilizada no combate à COVID-19, o CIES Global seguirá atuando em São Paulo com uma segunda unidade, agora apta a realizar pequenas cirurgias. O Instituto Luz para Vida prestará atendimento no Sudeste e Nordeste e o Renovatio, na região Sul.

Mercedes-Benz do Brasil gerencia o projeto

Além de disponibilizar os caminhões, como o Novo Actros, para movimentar as Unidades Móveis de Saúde, entre outros caminhões da marca, a Mercedes-Benz do Brasil é responsável pelo gerenciamento do projeto, mão de obra, direcionamento dos investimentos do DEG e identidade visual dos veículos. A Empresa atua como uma integradora de soluções de saúde e mobilidade sobre rodas, trabalho que conta com a participação de colaboradores de várias áreas da Companhia.

“Nossa expectativa é que mais de 250.000 pessoas sejam atendidas em três anos”, informa Karl Deppen. “Além do investimento do governo alemão, a Mercedes Benz do Brasil está aumentando sua contribuição para o projeto em aproximadamente 1 milhão de euros (contribuição não monetária), considerando as horas da força de trabalho do time de projeto e da equipe de operação dos caminhões, motoristas, seção dos caminhões que levarão as carretas para os locais de atendimento médico nas regiões envolvidas, assim como combustível, seguros e manutenção dos veículos que pertencem à nossa frota”.

O projeto das unidades móveis de saúde é resultado de uma iniciativa criada por colaboradores da própria Empresa. “O pontapé inicial foi dado aqui na Mercedes-Benz, com um grupo multifuncional focado em inovação e novas soluções – e essa é uma de suas ideias. Um grupo de colaboradores desenvolveu ideias relacionadas a transporte, mobilidade e responsabilidade social. Nós somos gratos e estamos muito animados com o fato do governo alemão e nossos parceiros terem se engajado e nos apoiado para torná-lo realidade. Continuaremos com o nosso espírito pioneiro para fazer a diferença pelo ecossistema de transporte e para a sociedade”, conclui Deppen.

Live foi transmitida para Brasil e Alemanha

A live de apresentação do projeto das unidades móveis de saúde, que incluiu a assinatura do acordo de cooperação foi transmitida para o Brasil e a Alemanha. O evento online contou com a participação do Dr. Gerd Müller, ministro de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha; Christiane Laibach, CEO do DEG; e Manfredo Rübens, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo.

A Mercedes-Benz do Brasil foi representada por Karl Deppen, presidente e CEO na América Latina; Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina; e Mauricio Mazza, CIO da Mercedes-Benz do Brasil.

Sobre os parceiros do projeto das unidades móveis de saúde

CIES Global – Organização sem fins lucrativos que há 12 anos oferece atendimento de saúde a usuários do SUS. Atualmente, com 11 unidades em operação, o CIES é pioneiro no emprego de unidades móveis e modulares na saúde, utilizando carretas e contêineres adaptados para o atendimento ao paciente, realizando desde consultas médicas até exames de alta complexidade e pequenas cirurgias.

Nos últimos cinco anos, somente no município de São Paulo, já realizou cerca de 10 milhões de atendimentos, 7 milhões de exames e mais de 100 mil cirurgias.

O CIES abraçou o projeto junto à Mercedes-Benz e, em setembro de 2020, inaugurou a primeira Unidade Móvel de Saúde destinada à tomografia. O êxito desse projeto piloto permitiu que, em apenas cinco meses, 4.000 exames fossem realizados, atendendo a população do Jardim Iva, carente de serviços de saúde.

Sociedade Beneficente Albert Einstein – Uma das companhias de saúde mais conhecidas do Brasil pela qualidade do atendimento e pelos equipamentos e especialidades médicas de que dispõe para tratar os principais tipos de patologias. Possui mais de 6.000 médicos cadastrados, contando com o mais moderno hospital privado da América Latina. O Albert Einstein possui um programa social e por meio da parceria com o projeto das unidades móveis de saúde pretende viabilizar a iniciativa de levar saúde de qualidade aos caminhoneiros do Brasil.

SAS Brasil – Organização social sem fins lucrativos e itinerante que nasceu na edição 2013 do Rally dos Sertões, maior competição off road das Américas, segunda no mundo e principal evento do gênero no Brasil. Leva assistência médica especializada e de qualidade a quem mais precisa, em expedições que percorrem municípios carentes, deixando um legado positivo e duradouro para as populações locais. Nesse modelo, ao final de 2019, já haviam beneficiado cerca de 55.000 pessoas em cidades de todas as regiões do Brasil.

Renovatio – Organização social sem fins lucrativos com experiência na operação de unidades móveis de saúde em campanhas que buscam levar saúde visual e doar óculos para quem mais precisa. É responsável pela implementação da tecnologia alemã OneDollarGlasses no Brasil. Nesse modelo, até agora, já doaram cerca de 60.000 pares de óculos e realizaram 100.000 exames de vista gratuitos para populações do Brasil, assim como do Haiti, Índia e Moçambique.

Instituto Luz para Vida – O instituto Luz para vida é organização social sem fins lucrativos. Uma plataforma de transformação social que tem como objetivo ajudar as pessoas a contemplarem o mundo que vivemos através da saúde oftalmológica. Os projetos do Luz para vida fornecem atendimento oftalmológico e checkup de saúde em comunidades que não possuem atendimento e para pacientes que estão esperando na fila do SUS há anos. É responsável pela doação de mais de 60 mil consultas, 45.000 exames de retina, 26.715 encaminhamentos cirúrgicos, 32.456 óculos entregues, com mais de 2000 voluntários que doaram seu tempo para ajudar as pessoas em mais de 76 municípios do estado de Minas Gerais.

Fleximedical – É um negócio social, certificado pelo Sistema B por seu foco social e ambiental, é pioneiro em soluções de saúde, como construção de contêineres, carretas, carretas e vans, entre outros tipos de unidades portáveis e fixas, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à atendimento de saúde. Tendo estreado em 2005 como empresa de tecnologia na área da saúde, a Fleximedical inova criando unidades móveis de saúde, consolidando-se no mercado com o apoio de instituições como a Rede Yunus de Negócios Sociais, CNPQ e CIETEC/USP. Em 2020 recebeu o Prêmio Empreendedor Social, do jornal Folha de S. Paulo em parceria com a da Schwab Foundation, braço social do Fórum Econômico Mundial, por suas unidades de enfrentamento à Covid-19. www.fleximedical.com.br

Labor – Há 30 anos no mercado de implementos rodoviários, empresa líder em tecnologia no seu segmento, a história da Labor é marcada pelo pioneirismo, sempre apresentando lançamento de produtos inovadores, como a primeira suspensão pneumática nacional para caminhões e carretas, sendo a primeira empresa fora da Europa a fabricar semirreboque monobloco com suspensão independente (sem eixos).

Com a fabricação de carretas especializadas para transporte e unidades móveis com até 3 andares e duas aberturas laterais, apresenta vantagens como maior capacidade de carga e espaço interno nas unidades móveis, assim como suspensões independentes que garantem menor vibração do semirreboque.

Sediada em Guarulhos e agora com uma nova unidade em Taubaté/SP, a Labor Equipamentos Rodoviários foi fundada em 1991 e, desde então, oferece produtos rodoviários diferenciados aos tradicionais, utilizando de engenharia avançada para dar a seus clientes maior produtividade, economia e tecnologia no transporte e em unidades móveis.

Canon Medical – Instalada no Brasil desde 1974, a Canon Medical é uma das maiores fornecedoras de tecnologia de ponta para diagnóstico por imagem e oferece uma gama completa de soluções de imagens médicas para diagnóstico, incluindo CT, MR, Raio-X, Ultrassom, Hermodinâmica e Informática de médica. Com uma base instalada de milhares de equipamentos, está presente em algumas das maiores e mais importantes instituições de assistência à saúde do Brasil.

Incorporando tecnologias inovadoras aos equipamentos, como a Inteligência Artificial em modo Deep Learning e assistência remota com ferramentas de IOT aplicadas a assistência pós-venda, oferece a melhor experiência aos clientes, o que possibilitou alcançar o NPS de 88 pontos.

Tendo como guia das atividades a filosofia corporativa Made for Life, o paciente é colocado no centro de todas as ações da empresa, e ao trabalhar lado a lado com seus parceiros, como a comunidade médica, académica e cientifica, constrói relacionamentos baseados na transparência, confiança e respeito.

DEG e KfW – A DEG é subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos principais e mais experientes bancos de desenvolvimento do mundo, que contribui para os três pilares da sustentabilidade: a atividade econômica, o meio ambiente e a coesão social. Fundado em 1948 como uma instituição pública, o KfW pertence hoje à República Federal da Alemanha (80%) e aos estados federados (20%). O KfW é um dos maiores bancos alemães e capta os recursos para suas atividades de desenvolvimento quase exclusivamente nos mercados de capitais internacionais.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) -Instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, atraindo investimentos para o País e expandindo o comércio bilateral e a cooperação entre países.

Suas atividades englobam eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de formação profissional, inovação, inclusão, mineração, meio ambiente, energia e eficiência energética.

A AHK São Paulo congrega 800 associados, entre empresas de capital ou de know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, que, juntas, representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs espalhadas em 92 países.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação O Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ)

  • Data: 04/03/2021 10:03
  • Alterado: 04/03/2021 10:03
  • Redação
  • Mercedes-Benz









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados