Data: 26/05/2022 16:36 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Municípios apresentam no Consórcio ABC ações para superar desafios da volta às aulas

Evento foi organizado pelo GT Educação da entidade regional


Municípios apresentam no Consórcio ABC ações para superar desafios emocionais da volta às aulas
Municípios apresentam no Consórcio ABC ações para superar desafios emocionais da volta às aulas

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta quinta-feira (26/5), um seminário regional sobre os desafios emocionais no pós-pandemia nas redes municipais de Ensino da região. O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Educação da entidade regional, contou com a apresentação das iniciativas realizadas pelas prefeituras para superar essa questão.

Durante o seminário, representantes das secretarias municipais de Educação das sete cidades apresentaram as principais ações implementadas para minimizar os impactos da pandemia na volta às aulas.

Conforme a realidade e infraestrutura de cada município, as equipes de Educação estabeleceram parcerias com outras secretarias, contando com a ajuda de profissionais da Saúde, incluindo psicólogos, além de assistentes sociais.

As principais estratégias incluem a busca ativa para poder trazer de volta as crianças e adolescentes para a escola e ações multidisciplinares, envolvendo arte, cultura e esporte.

Além do apoio aos alunos que apresentaram indicação de problemas psicológicos, em muitos casos devido a situações socioeconômicas agravadas pela pandemia, foram desenvolvidas ações de acolhimento voltadas para os pais e para profissionais da Educação, incluindo professores, diretores, coordenadores e supervisores de Ensino.

A partir das apresentações, os municípios puderam compartilhar as próprias experiências e conhecer outros trabalhos desenvolvidos na região. O diálogo reforça o papel do Consórcio ABC para fomentar iniciativas e buscar respostas para desafios comuns das cidades da região, conforme ressaltou a coordenadora do GT Educação e titular da pasta em Diadema, Ana Lúcia Sanches.

“O seminário é uma das ações previstas pelo GT Educação dentro do planejamento estratégico regional do Consórcio para a área”, afirmou a coordenadora.

Comente aqui