Data: 16/09/2021 10:26 / Autor: Redação / Fonte: CRCSP

Mural de 850m² instalado na sede do CRCSP homenageia história de São Paulo

Cenas do Largo do Paissandu e das Avenidas Ipiranga e São João das décadas de 1940 e 1960 contrastam com moderna arquitetura da ponte Octávio Frias de Oliveira


Mural de 850m² instalado na sede do CRCSP homenageia história de São Paulo
Mural de 850m² instalado na sede do CRCSP homenageia história de São Paulo

Crédito: Divulgação

Prestes a completar 75 anos de fundação, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) ganhou novas cores. A autarquia, que é responsável por representar e regulamentar a profissão contábil junto aos poderes públicos e à sociedade, inaugurou um grande mural em sua sede, na rua Rosa e Silva, no centro da capital paulista, para valorizar retratos e símbolos históricos da cidade de São Paulo e, assim, homenagear os seus moradores.

Responsável pelo trabalho, o artista urbano Clóvis da Silva, o Xumbo (@xumboartmural), se inspirou em paisagens da São Paulo antiga da década de 1940, como os bondes no Largo Paissandu, e em cenas históricas das avenidas Ipiranga e São João de meados de 1960, além da ponte Octávio Frias de Oliveira, também conhecida como ponte estaiada, retratada atualmente.

"Esse trabalho foi inspirado e dedicado à cidade de São Paulo da época dos bondes e fala também sobre a boemia e a nostalgia do surgimento da cidade. No terceiro painel, que retrata nossa época atual, usamos revestimentos contemporâneos, trazendo a ponte estaiada com tons de preto, branco e cinza", conta Xumbo, que também tem obras espalhadas em outros locais da cidade e do Brasil, além do exterior.

Para a pintura do mural, que tem 50 metros de largura e 17 metros de altura, foram utilizados cerca de 40 litros de tinta, esmalte sintético, tinta automotiva, tinta vinílica, tinta spray, diluentes e vernizes. "Foi um dos trabalhos mais difíceis para mim. Foi muita entrega e dedicação para a arte sair dos riscos para o realismo com muita luz e sombra e várias tonalidades de cinza. Camadas e camadas de preto, branco e cinza", completa o artista.

Para o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o mural não pertence apenas aos mais de 150 mil profissionais contábeis paulistas, mas a todo o povo de São Paulo. "O patrimônio do CRCSP não é apenas da profissão contábil, mas da sociedade de forma geral, já que somos uma autarquia pública. Queremos que todos se inspirem com esse painel e se sintam parte integrante da pujança de São Paulo", diz Donizete.

Exposições culturais gratuitas

Além do novo mural, o CRCSP realiza mensalmente exposições e atividades culturais gratuitas voltadas aos seus associados e para o público em geral, tanto virtuais como presenciais, por meio da Comissão CRCSP Cultural. Para ter acesso às atividades, basta ficar ligado no portal do CRCSP .

Comente aqui