Data: 20/05/2022 15:39 / Autor: Redação / Fonte: Bienal do Lixo

Obra de artista português será exposta na 1ª edição da BIENAL DO LIXO de São Paulo

Evento que acontecerá do dia 26 de maio de 2022 a 05 de junho de 2022, no Parque Villa-Lobos em São Paulo


Obra de artista português será exposta na 1ª edição da BIENAL DO LIXO de São Paulo
Obra de artista português será exposta na 1ª edição da BIENAL DO LIXO de São Paulo

Crédito: Divulgação

Artur Bordalo, também conhecido como Bordalo II, é um jovem artista português que defende a arte como veículo de transformação da consciência social. Seguindo os passos do seu avô, por isso Bordalo II, o jovem artista plástico vê na arte a _Portrait of Bordalo II - photo by Raymesh Cintron(1).jpgpossibilidade de um diálogo consciente entre o homem e o meio ambiente

Uma escultura de Bordalo II será apresentada na Bienal do Lixo, evento que acontecerá do dia 26 de maio de 2022 a 05 de junho de 2022, no Parque Villa-Lobos em São Paulo. A entrada do evento será totalmente gratuita. 

Adepto da arte urbana, Bordalo decidiu buscar nos materiais de descarte como plástico, metal e materiais eletrônicos, a matéria-prima para a produção de sua arte, transformando o lixo em obras de arte em formatos de animais, criticando a forma que vivemos, abordando em suas instalações o desperdício, o materialismo, o consumismo e a necessária consciência de sustentabilidade. Bordalo II afirma que “infelizmente, nunca tenho problemas para arranjar mais lixo. O meu bem é o mal do mundo...”. Seus trabalhos mostram animais que são construídos a partir daquilo que os destrói (o lixo, o desperdício e a poluição).

Rita Reis, diretora-executiva da La Mela, responsável pelo projeto da Bienal do Lixo, diz:

“Para nós, é uma satisfação ter a presença de uma obra de Bordalo II na primeira edição da Bienal do Lixo. Seu trabalho é criativo e impactante em suas cores e formas que dão o tom de sua expressão artística para _Portrait 2 of Bordalo II @ Lisbon Studio 2018 - photo by Miguel Portelinha.jpgo espectador questionar-se sobre várias questões”.

O projeto está sendo executado pelas agências La Mela e Usina, a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal, patrocinado e apresentado pelo Ministério do Turismo e Unilever juntamente com patrocínio da Tetra Pak, Valgroup, Irani Papel e Embalagem, Ibema, Klabin, Loga e Ecourbis. Apoio da Jovem Pan News, Tenda Atacado e Papirus.

As principais entidades do setor também apoiam institucionalmente a Bienal do Lixo como Abeaço, Prolata, Abre, ABREE, Abren, Abrelpe, Abralatas, Limpa Brasil, Tampinha Legal, Ibá e Instituto Venturi, que coordena o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos.

SERVIÇO - BIENAL DO LIXO
Data/Horário:

26/05, das 17h30 às 22 hrs.

27/05 a 05/06/22, das 10h às 18 hrs.

Local: Parque Villa-Lobos e Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto dos Pinheiros - São Paulo – SP.
Site: www.bienaldolixo.com.br
Facebook/Instagram: /bienaldolixo

Comente aqui