Data: 18/01/2022 09:26 / Autor: Redação / Fonte: Poupatempo

Poupatempo disponibiliza versão digital da carteira de vacinação da Covid-19 para crianças

Opção está disponível no app e portal, permitindo a comprovação do ciclo vacinal infantil; pré-cadastro já pode ser realizado para garantir agilidade no momento da imunização


Crédito: Reprodução

O Governo de São Paulo anunciou na última sexta-feira (14) o início da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Com a novidade, o Poupatempo disponibiliza, a partir de agora, a versão digital da carteira de vacinação para o público infantil.

Pelos canais digitais – aplicativo Poupatempo Digital e portal www.poupatempo.sp.gov.br – o documento poderá ser acessado com o CPF do menor, após cadastro no LoginSP, o autenticador único para acesso aos serviços do Estado. O comprovante infantil, que tem a cor amarela para diferenciar da versão adulta, ficará disponível na opção “Serviços > Vacinação Covid-19 > Carteira de vacinação”.

“Com o início da vacinação nas crianças, conseguimos avançar ainda mais na luta contra a Covid-19. E o Poupatempo dá mais um passo além, disponibilizando não só o comprovante digital adulto, mas também o infantil. É muito rápido, simples e seguro de acessar”, diz Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo que administra o Poupatempo.

Pela carteirinha digital é possível visualizar informações sobre a data da vacinação, inclusive o lembrete para a segunda dose, profissional vacinador, nome e registro do local, fabricante e o número do lote da vacina aplicada. A ferramenta permite ainda baixar e fazer a impressão do comprovante, se necessário, e consta um QR Code que comprova os dados da vacinação da criança. 

Outra facilidade é que tanto o Poupatempo Digital quanto o portal, direcionam para o pré-cadastro da vacinação ao público infantil no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), onde pais e responsáveis já podem realizar o preenchimento do formulário online, para garantir mais agilidade e evitar filas e aglomerações no momento da imunização dos menores.

De acordo com o Governo de São Paulo, a estimativa é que 4,3 milhões de crianças comecem a ser vacinadas. A imunização vai ocorrer de forma escalonada, priorizando o público com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. 

Carteira de vacinação no Poupatempo Digital 

O aplicativo Poupatempo Digital permite a consulta da versão digital da carteira de vacinação contra a Covid-19, para comprovar a primeira, segunda e terceira doses, além de contar com lembretes de imunização. Os cidadãos de todos os 645 municípios paulistas podem obter o documento de forma gratuita, prática e segura.

Em 2021, os acessos ao comprovante vacinal por meio do app chegaram a 8,5 milhões. A plataforma estadual é abastecida pela plataforma VaciVida, desenvolvida pela Prodesp, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. 

Lançado em maio de 2020, o Poupatempo Digital já foi baixado mais de 8 milhões de vezes. O aplicativo está disponível gratuitamente para download tanto na Google Play quanto na App Store. 

Comente aqui