Data: 13/10/2020 13:19 - Alterado em: 21/10/2021 11:28 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do IC para Crianças do Itaú Cultural

Opereta infanto-juvenil de companhia manauense estreia na programação do Itaú Cultural, que ainda reserva muito mais atrações


A programação para crianças segue com mais novidades no site, Youtube e streaming do Itaú Cultural. No dia 24 (domingo), a partir das 9h, tem estreia de espetáculo na programação do Palco Virtual, com a opereta Infanto-juvenil Cabelos Arrepiados, da Buia Teatro Company, que se utiliza da atmosfera fantasiosa criada nos filmes de Tim Burton para contar a história de cinco crianças insones.  Ainda nessa programação, neste mesmo dia, se despede a peça Boquinha... E assim surgiu o mundo, do Coletivo Preto, escrita por Lázaro Ramos, que une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo de acordo com diferentes culturas.

Na Itaú Cultural Play, seguem em cartaz até 31 de outubro os 10 filmes inéditos, selecionados pela curadoria da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Ela se junta às outras três que entraram em exibição no início deste mês, totalizando 36 filmes direcionados ao público mirim e suas famílias:  Cine Curtinhas, Mostra Espaço Itaú de Cinema e Gemini 8.

O IC para Crianças mantém no ar uma playlist com 10 vídeos selecionados das temporadas passadas com brincadeiras, danças, músicas, desenhos e uma aventura em casa, resgatando também episódios da Expedição Brasiliana, que estreia nova temporada no próximo mês.

Palco Virtual

Na opereta Infanto-juvenil Cabelos Arrepiados, da manauense Buia Teatro Company, cinco crianças insones têm seus sonhos roubados. Sem dormir, elas enfrentam os perigos dos maus pensamentos e dos sonhos ruins. Ao mesmo tempo, refletem sobre valores importantes como a amizade e união entre irmãos, o diálogo com os pais, hábitos de higiene pessoal e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumismo. Neste vibrante musical escrito por Karen Acioly e dirigido por Tércio Silva, sonhos, fantasia, imaginação, perigos reais e hipotéticos, humor e soluções inusitadas, com uma atmosfera dos filmes de Tim Burton, deixam o público de cabelos arrepiados de alegria.

Segue em cartaz até o dia 24 de outubro a versão on-line do espetáculo Boquinha... E assim surgiu o mundo, do Coletivo Preto. Escrita por Lázaro Ramos, a obra une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo de acordo com diferentes culturas.

A história se passa no sótão da casa do menino João Vicente – interpretado pelo ator Orlando Caldeira –, que encontra uma caixa com pesquisas feitas pelo seu avô escritor. Por meio delas, o garoto e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam por culturas como a cristã, as africanas, a chinesa e as dos indígenas brasileiros, passando pelos domínios da ciência, para entender como o mundo começou. Todos os espetáculos do Palco Virtual têm acessibilidade em Libras e audiodescrição.

IC para Crianças

Uma playlist com 10 vídeos que resgatam os melhores audiovisuais do projeto continua disponível. Essa seleção foi feita pela equipe do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, como esquenta para a nova temporada da Expedição Brasiliana: A aventura recomeça, a ser lançada em novembro com seis novos episódios.

Na playlist, tem vídeos sobre dança, com o bailarino e educador Felipe Cirilo, entre brincadeiras de mãos e jogos populares nos grandes centros urbanos. O professor também bailarino Orun Santana puxa todos para a roda, para experienciarem ciranda, ritmo e dança com movimentos inspirados nas águas do mar. Mônica Abreu e Elissa Silva, educadoras do Itaú Cultural, estão à frente de audiovisuais que ensinam a confeccionar objetos de aventura, como binóculos, mostram como escrever cartas e compartilhar histórias; desenhar diferentes formas de um jeito divertido, entre outros.

Ainda, as crianças podem pintar com a ilustradora e aquarelista Marcia Misawa, que explora maneiras de criar arte e brincadeiras com materiais da cozinha. Para quem gosta de cantar, em outro vídeo, a cantora, percussionista e educadora musical, Mairah Rocha, ensina diferentes maneiras de explorar sons e brincar com música.

Itaú Cultural Play

A plataforma de streaming focada em produções nacionais tem 36 novos filmes sendo exibidos especialmente para as crianças, divididos em quatros mostras.

Considerada um dos principais festivais dedicado exclusivamente ao audiovisual para crianças no Brasil, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em cartaz até 31 de outubro, traz produções realizadas ainda em 2021, como O papagaio e a pipa, dirigida pelo paulista Tiago Mal, no qual um garoto constrói uma papagaio que se apaixona por uma pipa.  Também Cine.EMA, da cineasta catarinense Sandra Coelho, que reúne animações destinadas à primeira infância em que uma ema se alimenta de versos. De 2020, são Panapaná, dos diretores capixabas Gabriel Nemer Neves e Veronica Lorraine Oliveira de Paulo, em que uma garotinha descobre um casulo em um jardim perto de sua casa e passa a observá-la 24h por dia para ver o nascimento da borboleta. Margaridinha, das diretoras Caroline Chamusca e Karla Lopes Beck, do Rio de Janeiro, é um filme-carta, no qual a menina que dá nome ao filme convida a um diálogo com a vida de uma criança carioca do início do século XX, entre cenas de danças, amigos e família.

Outra mostra teve a seleção feita pelo Espaço Itaú de Cinema, com filmes como Menino maluquinho – o filme, de Helvécio Ratton, e Menino maluquinho 2 – a aventura, de Fernando Meirelles, baseados na obra do cartunista Ziraldo. Completam a lista os longas Cavalinho azul, de Eduardo Escorel, Garoto cósmico, de Alê Abreu, Pequenas histórias e Segredo dos diamantes, ambos também de Ratton, e Tito e os pássaros, de Gustavo Steinberg.

A mostra Gemini 8 é composta por sete episódios sobre as aventuras de Marco, um garoto da Terra que está em um planeta distante. Por sua vez, Cine curtinhas, é composta de desenhos em curta-metragem – cujas edições anteriores à pandemia eram realizadas presencialmente – e tem curadoria do núcleo de Audiovisual e Literatura do IC. Desta vez, os títulos são: Macacada, de Thomas Larson, Meu melhor amigo, de Laly Cataguases, Lala – O que tem no museu?, de Thomas Larson e Jon Russo, As aventuras de Pety, de Anahí Borges, DaliVinCasso, de Marcelo Castro e Marlon Amorin Tenório, Lipe, vovô e o monstro, de Felippe Steffens e Carlos Mateus, Gabi, de Claudio Furton, Hornzz, de Lena Franzz, Quando a chuva vem?, de Jefferson Batista, Viagem na chuva, de Wesley Rodrigues, Nana & Nilo e o tempo de brincar, de Sandro Lopes.

SERVIÇO:

IC para Crianças

Playlist Expedição Brasiliana

Disponível em www.youtube.com/itaucultural

Palco Virtual

Boquinha... E assim surgiu o mundo

Disponível até 24 de outubro

Duração: 30 minutos

Classificação: livre

Opereta Infanto-juvenil Cabelos Arrepiados

Disponível de 24 de outubro até 4 de novembro

Duração: 50 minutos

Classificação: não recomendado para menores de 10 anos

Itaú Cultural Play

Disponível indefinidamente

Mostras: Cine Curtinhas, Gemni 8 e Espaço Itaú de Cinema

Segue disponível até 31 de outubro

Mostra de cinema infantil de Florianópolis -

Em: https://www.itauculturalplay.com.br/

Toda a programação tem classificação indicativa livre

Comente aqui