
O fim de semana dos dias 11 e 12 de junho continua cheio de opções online e presencial para as famílias: o IC para Crianças, o Palco Virtual para Crianças e o Arte na Rua. As duas primeiras são atividades online, disponíveis no site e Youtube. Nelas, os participantes aprendem a criar um boneco articulado, com a atriz Jéssica Nascimento, e assistem o espetáculo Os filhos de Iauaretê, a onça-rei, da Cia. Pé do Ouvido, em cartaz pela segunda semana. A terceira atividade é presencial e conta com a apresentação da performance Concerto para La Ursa, da Cia. Brasílica.
IC para Crianças
Neste encontro, a atriz Jéssica Nascimento a cria um boneco articulável feito com papel jornal e fita crepe. A ideia é poder, de maneira simples, pensar sobre as articulações e ligamentos do corpo humano neste novo episódio da série, que vai ao ar às 11h do sábado, dia 4.
O projeto IC para Crianças é desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da organização. Criado no início da pandemia para atender a demanda dos pequenos em casa, ele é hoje uma ferramenta acessível e democrática, que pode ser acessada por crianças de todo o Brasil. Todos os episódios do projeto podem ser acessados no Youtube da organização, incluindo a temporada anterior, dedicada ao circo.
Palco Virtual para Criança
Segue em cartaz, até o dia 26, a peça à Os filhos de Iauaretê, a onça-rei, da Cia. Pé do Ouvido. A história gira em torno de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Iauaretê e da bela indígena Kamakuã.
Juruá é um excelente caçador, que passa a destruir a mata para se sentir mais poderoso do que os outros. Iauaretê-Mirim é um solitário canoeiro e vive buscando o sol e caçando as estrelas. Por isso, segue a jornada para se tornar pajé. Por meio dos caminhos opostos desses irmãos, a proposta é refletir sobre o bem viver entre as pessoas e a Terra.
A Cia. Pé do Ouvido foi criada em 2013 pelas contadoras de história e atrizes Débora Sperl e Lilia Nemes, para compartilhar contos da tradição oral de diversos povos, estimulando sua recriação no imaginário de cada um. A dupla já participou de programas como o Viagem Literária e o SESI Literatura Viva, além de gravar histórias no programa de televisão Quintal da Cultura, da TV Cultura.
Arte na Rua
Em Concerto para La Ursa, a Cia Brasílica se transforma e traz para a Avenida Paulista a personagem da La Ursa, que na cultura popular pede dinheiro e importuna foliões e crianças pelas ruas durante o carnaval de Pernambuco. A apresentação acontece na calçada do Itaú Cultural, no dia 12, em dois horários: às 13h e às 15h.
Na performance, a personagem analisa a sobrevivência dos artistas das danças de matriz tradicional brasileira no cenário mercadológico do século XXI. Estando na avenida que simboliza o centro financeiro de São Paulo, a Companhia questiona a visibilidade e o lugar comercial dos profissionais das artes, que usam as culturas tradicionais como linguagem para sobreviverem no mercado da dança.
A Cia Brasílica foi fundada em 2006 por Deca Madureira e Lucila Poppi. As atividades tiveram início com um grupo de estudos, que tinha a finalidade de levantar as inter-relações possíveis das danças e ritmos populares brasileiros no contexto paulistano, levantando material teórico, promovendo discussões, aulas de dança e percussão e intervenções artísticas.
SERVIÇO:
IC para Crianças
Dia 11 de junho, às 11h
Em www.youtube.com/itaucultural
Classificação: livre
Palco Virtual
Até 26 de junho
Duração: 60 minutos
Em www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br
Classificação: 10 anos
Arte na Rua: Concerto para La Ursa – com Cia Brasílica
Dia 12 de junho, às 13h e 15h
Duração: 15 minutos aproximadamente
Local: calçada do Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149
Classificação: livre
Comente aqui