Data: 13/10/2020 13:19 - Alterado em: 08/06/2022 15:29 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do IC para Crianças do Itaú Cultural

Peça teatral sobre mito indígena, performance presencial e aula sobre construção de boneco articulado no fim de semana do Itaú Cultural


O fim de semana dos dias 11 e 12 de junho continua cheio de opções online e presencial para as famílias: o IC para Crianças, o Palco Virtual para Crianças e o Arte na Rua. As duas primeiras são atividades online, disponíveis no site e Youtube. Nelas, os participantes aprendem a criar um boneco articulado, com a atriz Jéssica Nascimento, e assistem o espetáculo Os filhos de Iauaretê, a onça-rei, da Cia. Pé do Ouvido, em cartaz pela segunda semana. A terceira atividade é presencial e conta com a apresentação da performance Concerto para La Ursa, da Cia. Brasílica. 

IC para Crianças

Neste encontro, a atriz Jéssica Nascimento a cria um boneco articulável feito com papel jornal e fita crepe. A ideia é poder, de maneira simples, pensar sobre as articulações e ligamentos do corpo humano neste novo episódio da série, que vai ao ar às 11h do sábado, dia 4. 

O projeto IC para Crianças é desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da organização. Criado no início da pandemia para atender a demanda dos pequenos em casa, ele é hoje uma ferramenta acessível e democrática, que pode ser acessada por crianças de todo o Brasil. Todos os episódios do projeto podem ser acessados no Youtube da organização, incluindo a temporada anterior, dedicada ao circo.

Palco Virtual para Criança

Segue em cartaz, até o dia 26, a peça à Os filhos de Iauaretê, a onça-rei, da Cia. Pé do Ouvido. A história gira em torno de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Iauaretê e da bela indígena Kamakuã. 

Juruá é um excelente caçador, que passa a destruir a mata para se sentir mais poderoso do que os outros. Iauaretê-Mirim é um solitário canoeiro e vive buscando o sol e caçando as estrelas. Por isso, segue a jornada para se tornar pajé. Por meio dos caminhos opostos desses irmãos, a proposta é refletir sobre o bem viver entre as pessoas e a Terra.

A Cia. Pé do Ouvido foi criada em 2013 pelas contadoras de história e atrizes Débora Sperl e Lilia Nemes, para compartilhar contos da tradição oral de diversos povos, estimulando sua recriação no imaginário de cada um. A dupla já participou de programas como o Viagem Literária e o SESI Literatura Viva, além de gravar histórias no programa de televisão Quintal da Cultura, da TV Cultura. 

Arte na Rua

Em Concerto para La Ursa, a Cia Brasílica se transforma e traz para a Avenida Paulista a personagem da La Ursa, que na cultura popular pede dinheiro e importuna foliões e crianças pelas ruas durante o carnaval de Pernambuco. A apresentação acontece na calçada do Itaú Cultural, no dia 12, em dois horários: às 13h e às 15h.

Na performance, a personagem analisa a sobrevivência dos artistas das danças de matriz tradicional brasileira no cenário mercadológico do século XXI. Estando na avenida que simboliza o centro financeiro de São Paulo, a Companhia questiona a visibilidade e o lugar comercial dos profissionais das artes, que usam as culturas tradicionais como linguagem para sobreviverem no mercado da dança.

A Cia Brasílica foi fundada em 2006 por Deca Madureira e Lucila Poppi. As atividades tiveram início com um grupo de estudos, que tinha a finalidade de levantar as inter-relações possíveis das danças e ritmos populares brasileiros no contexto paulistano, levantando material teórico, promovendo discussões, aulas de dança e percussão e intervenções artísticas. 

SERVIÇO:

IC para Crianças 

Dia 11 de junho, às 11h

Em www.youtube.com/itaucultural

Classificação: livre

Palco Virtual

Até 26 de junho

Duração:  60 minutos 

Em www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br

Classificação: 10 anos

Arte na Rua: Concerto para La Ursa – com Cia Brasílica

Dia 12 de junho, às 13h e 15h

Duração: 15 minutos aproximadamente

Local: calçada do Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149

Classificação: livre

Comente aqui