Data: 05/11/2020 10:31 - Alterado em: 06/10/2021 14:53 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do Palco Virtual do Itaú Cultural

Palco Virtual de cênicas traz jogo de improviso ao vivo, o submundo sombrio do palhaço e brincadeira com o universo das lives


Animo Festas
Animo Festas

Crédito: Gabriel Rachid

De 7 a 10 de outubro (quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural traz três espetáculos dentro da programação Palco Virtual, com apresentações ao vivo e gravadas – em ambos os casos, transmitidas via Zoom. Duas noites são comandadas por espetáculos das Companhia do Quintal em Histórias Mínimas. As outras duas tem o protagonismo de Animo Festas, solo do ator e palhaço Marcio Douglas, da La Cascata Cia. Cômica, e Onde Está Todo Mundo, do Coletivo Angu de Teatro.

On-line e gratuito, o Palco Virtual é realizado sempre de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Todas as apresentações são seguidas por conversas do público com diretores e elencos. Os ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar www.itaucultural.org.br.

A apresentação de Histórias Mínimas, nos dias 7 e 8 (quinta-feira e sexta-feira), tem direção de Sergio Paris. Seis atores, em suas respectivas casas, improvisam, on-line e ao vivo, pequenas e íntimas histórias onde o isolamento social faz parte do cotidiano desses personagens há muitos anos. Oferecem, assim, uma mescla de realidade e ficção, em uma relação entre teatro e cinema. 

O elenco base é formado pelo ator César Gouvêa e as atrizes Mariana Leme e Rita Batata. A proposta é apresentar um espetáculo diferente por noite, uma vez que se trata de improviso. Para tanto, a cada apresentação, são agregados outros três artistas da companhia. No primeiro dia, integram-se ao grupo Flavia Melman (Xaxa), Flow Kountouriotis e Thelores. No segundo, Tatiana Thomé, Edinho e Thais Lago.

Palhaçaria adulta 

No sábado, 9, Animo Festas coloca o ator Marcio Douglas no freak-show do palhaço Klaus, que nos narra seu submundo decadente como animador de festas infantis. Tendo como trilha sonora rock, música francesa e canções infantis dos anos 1980, o personagem usa de humor ácido e sarcasmo para tirar a máscara do palhaço. Assim, leva ao centro do picadeiro quem está por trás da maquiagem e do figurino: uma pessoa à margem da sociedade, em embate pessoal entre a fidelidade à arte que se propõe e a necessidade financeira de se ajustar ao mercado. 

Fruto de uma pesquisa do anti-herói no universo da palhaçaria, o espetáculo revela o outro lado do palhaço e a sombra do arquétipo de homem maduro e fracassado. Vítima de suas escolhas, o personagem percebe que trilhou uma vida medíocre, buscando apenas a sobrevivência. 

A narrativa solitária de Klaus leva coloca o debate, ao mesmo tempo, no verso e reverso da sociedade contemporânea. Nesse cenário, as festas infantis são o pano de fundo para refletir sobre questões a respeito da felicidade, o valor do trabalho artístico e as escolhas feitas para viver, ou, simplesmente, sobreviver.

Vida virtual

A programação do Palco Virtual fecha no domingo, dia 10, com os pernambucanos do Coletivo Angu de Teatro, ao vivo, em Onde Está Todo Mundo. Fruto de mais uma parceria com o escritor Marcelino Freire, o espetáculo brinca com o universo das lives e das comunicações on-line.

“Live farsesca”, acaba não acontecendo, uma vez que as pessoas não chegam para o programa. Nesse grupo inclui-se o autor Marcelino Freire e interessantes personagens que estão em textos escritos por ele durante a pandemia. Além de colocar em cena o momento atual, esta peça festeja mais uma afinada parceria com Freire e comemora os 20 anos de lançamento do livro Angu de Sangue, nome também do primeiro espetáculo do coletivo, que inspirou o nome da trupe. 

SERVIÇO:

Palco Virtual do Itaú Cultural

De 7 a 9 de outubro (quinta-feira a sábado), sempre às 20h

Dia 10 de outubro (domingo), às 19h

Pela plataforma Zoom. Ingressos via Sympla. Mais informações: www.itaucultural.org.br

Comente aqui