ABC Teatro

Programação presencial de teatro no Itaú Cultural

Texto de Henrik Ibsen em trama sobre interesses econômicos e corrupção fecha a programação teatral do mês no Itaú Cultural

  • Data: 03/06/2022 13:06
  • Alterado: 17/08/2023 03:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Programação presencial de teatro no Itaú Cultural

Um Inimigo do Povo

Crédito:Ronaldo Gutierrez

O Itaú Cultural apresenta de 29 de setembro a 1 de outubro (quinta-feira a sábado), sempre às 20h, a peça Um Inimigo do Povo, com a Baccan Produções. No texto que mantém vigência, apesar de ter sido escrito há 140 anos, o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen desenvolve uma trama na qual um médico passa a ser considerado um inimigo do povo ao denunciar que as águas de sua cidade estão contaminadas.

Como sempre no Itaú Cultural, a programação é gratuita. Para participar desta atividade, os ingressos devem ser reservados pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br), a partir das 12h da quarta-feira, 21 de setembro.

Na peça, o médico Thomas Stockmann é ameaçado pelos interesses econômicos e pela corrupção do poder público de sua cidade ao descobrir e denunciar a contaminação de suas águas. A consequência é uma grande mobilização do empresariado local, com apoio da imprensa, para fazer com que a opinião pública se volte contra o médico. Assim, o que seria o herói da cidade se transforma em um inimigo do povo. O embate ganha maiores proporções ao trazer questões da vida pessoal do protagonista por ser irmão do prefeito e casado com a filha adotiva de um grande empresário.

Nesta versão, o texto de Ibsen é radicalizado pelo olhar lançado sobre conflitos raciais, como o ator negro Rogério Brito no papel do protagonista, entre outros. A questão amplia a discussão sobre a presença de artistas negros no teatro brasileiro. Quanto à atualidade, esta montagem de Um Inimigo do Povo faz também um paralelo desse drama de 1882 com a pandemia de Covid-19.

SERVIÇO

Espetáculo Um Inimigo do Povo

Com a Baccan Produções. Direção: José Fernando Peixoto de Azevedo.

De 29 de setembro a 1 de outubro (quinta-feira a sábado), às 20h

Local: Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 224 lugares

Duração: 150 minutos

Classificação Indicativa:  12 anos (drogas lícitas, linguagem imprópria, violência)

Reserva de ingresso pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br),

a partir das 12h da quarta-feira, 21 de setembro.

*Essa atividade contará com interpretação em LIBRAS

Compartilhar:

  • Data: 03/06/2022 01:06
  • Alterado: 17/08/2023 03:08
  • Redação
  • Itaú Cultural









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados