Data: 15/10/2020 18:45 / Autor: Redação / Fonte: TV Cultura

Repórter Eco mostra imagens das queimadas no Pantanal sob a lente de Araquém Alcântara

Perda de plantas e fungos na Amazônia e o bordado do Matizes Dumont, em Minas Gerais, também ganham destaque na edição deste domingo (18/10)


Crédito: Divulgação

Neste domingo (18/10), o Repórter Eco apresenta o recente trabalho do fotógrafo Araquém Alcântara sobre as queimadas no Pantanal, além de matérias sobre a perda de espécies de plantas e fungos na Floresta Amazônica e o bordado do famoso grupo Matizes Dumont, em Minas Gerais. Apresentado por Márcia Bongiovanni, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, que registra há mais de 50 anos as belas imagens dos biomas do país, Araquém foi ao Pantanal no pior período de queimadas e documentou a destruição e a resistência dos animais em meio à terra arrasada.

O Repórter Eco traz também uma reportagem sobre o relatório internacional do Jardim Botânico inglês, Kew Gardens, instituição de ensino e pesquisa em Londres, a respeito da perda de espécies de plantas e fungos pouco pesquisados na Floresta Amazônica. De acordo com o estudo, uma colher de chá de solo na Amazônia pode ter até 400 fungos de diferentes espécies, que podem ser usados na alimentação e na fabricação de remédios, mas que, assim como as plantas, desaparecem sem ao menos serem conhecidos pelos cientistas.

Por fim, a edição mostra o grupo Matizes Dumont, formado por integrantes de uma família mineira que se dedica ao bordado com foco na natureza. De Pirapora, interior de Minas Gerais, a família se dedica há mais de 30 anos ao bordado com poesia e traços delicados inspirados nas cenas da natureza e no cotidiano das pessoas. Atualmente, o grupo ensina para comunidades a arte tradicional do bordado feito à mão.

Comente aqui