Data: 23/09/2020 11:12 - Alterado em: 25/09/2020 11:29 / Autor: Redação / Fonte: TV Cultura

Roda Viva completa 34 anos, reúne ex-âncoras e entrevista Fernando Henrique Cardoso

Edição comemorativa vai ao ar na segunda-feira (28), com a participação de Daniela Lima, ?Heródoto Barbeiro, Rodolpho Gamberini, Matinas Suzuki e Paulo Markun


Roda Viva - Vera Magalhães
Roda Viva - Vera Magalhães

Crédito: Nathalie Bohm

Um dos mais importantes e tradicionais programas de entrevistas da televisão brasileira, o Roda Viva completa 34 anos. E para comemorar, a TV Cultura reúne alguns dos ex-âncoras do jornalístico para entrevistar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao vivo, na segunda-feira (28/9). Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn e também nas Rádios Cultura FM (103,3) e Cultura Brasil (1200 AM).

Fernando Henrique, que completou 90 anos, será sabatinado por Daniela Lima, Heródoto Barbeiro, Rodolpho Gamberini e Matinas Suzuki. De Portugal, onde vive, Paulo Markun participará remotamente.

A exemplo de suas participações anteriores no programa, onde já esteve por treze vezes, FHC vai discutir os grandes desafios do País, nos setores político, econômico e social. Também deve comentar sua recente declaração de que se arrepende por ter defendido a emenda constitucional que restabeleceu a reeleição, o que lhe garantiu um segundo mandato.

Fernando Henrique Cardoso

FHC foi Presidente da República em dois mandatos, entre 1995 e 2002, além de ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, quando começou a ser desenhado o Plano Real, que iria controlar a inflação e estabilizar a economia do país. No mesmo governo, exerceu o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Fernando Henrique iniciou a carreira política no Senado, em 1983, ao assumir a cadeira de Franco Montoro, de quem era suplente e que havia sido eleito para o governo de São Paulo. Em 1986, foi reeleito com mais de 6 milhões de votos, depois de participar ativamente da campanha pelas Diretas Já, que visava uma transição pacífica do regime militar para a democracia.

Sociólogo, cientista político e professor universitário, o ex-presidente escreveu mais de 20 livros, entre outros A Arte da Política, a História que vivi; Cartas a um Jovem Político - para construir um Brasil Melhor; e Carta aos Brasileiros; além de tratados sobre sociologia e política.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Sociologia, obteve um doutorado e tornou-se professor de Ciência Política, na USP.

Após o golpe militar de 1964, ele partiu para o exílio no Chile, onde viveu por três anos. Em seguida, mudou-se para a França, onde passou a lecionar na Universidade de Paris. Mais tarde, transferiu-se para os Estados Unidos, onde se tornou professor nas universidades de Stanford e Berkeley. De volta à Europa, lecionou em Cambridge, na Inglaterra, e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França.

Fernando Henrique é detentor de 29 títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por universidades do Brasil, Europa e Estados Unidos.

Roda Viva

Lançado em 1986, o Roda Viva está completando 34 anos no ar. O programa é amplamente reconhecido como o mais tradicional e o mais respeitado espaço de debates da televisão brasileira. Desde a primeira entrevista com o então senador Paulo Brossard, em setembro de 1986, passaram pelo Roda Viva os grandes nomes da política - presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados, ministros de Estado - da Economia, da Educação, da Cultura, e das Artes.

Ao longo de três décadas, o programa se consolidou como o principal palco de discussões dos grandes desafios nacionais e tem contribuído para levar à população as opiniões de representantes dos mais diversos setores da sociedade. O alcance nacional é garantido pela rede de afiliadas da TV Cultura, que chega a 27 unidades da Federação. ?

Comente aqui