Data: 20/01/2022 11:45 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Paulo

SP: Começou o alistamento militar para jovens que completam 18 anos em 2022

Nascidos no ano de 2004 têm até 30 de junho para se alistarem


Alistamento militar
Alistamento militar

Crédito: Marcelo Camargo - Agência Brasil

O alistamento militar 2022 é obrigatório e gratuito para homens brasileiros natos ou naturalizados, tanto cisgêneros quanto transgêneros. Homens cisgêneros devem se alistar no ano em que completam 18 anos e homens transgêneros a partir da atualização de seus documentos, se estiverem entre 18 e 45 anos. As mulheres transgênero que adequarem seus documentos antes dos 18 anos podem optar ou não pelo alistamento.

O processo deve ser feito pela internet desde 2018 evitando diversas etapas presenciais. Para acessar, basta visitar o site www.alistamento.eb.mil.br e clicar em “Quero me alistar”. Para continuar o alistamento online são necessários seus dados pessoais, dentre eles nome completo, CPF (caso não possua a pessoa deverá procurar uma Junta de Serviço Militar), documento de identidade, e-mail, celular, além de cadastro no site www.brasil.gov.br

Outra opção é baixar o aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e IOS. O app conta com uma aba para dúvidas frequentes e direcionamento para cada uma das especificidades, como arrimo de família, nome social, residência no exterior e necessidades especiais.

O serviço vale tanto para brasileiros que residem no país quanto para os que estão no exterior.

O prazo para alistamento militar online se encerra em 30 de junho.

Jovens responsáveis únicos pelo sustento da família ou dependentes (arrimo de família), com convicções políticas, filosóficas ou religiosas contrárias ao Serviço Militar, com deficiência visual, que utilize nome social e cujo alistamento esteja fora do prazo regular somente poderão se alistar de forma presencial, sob apresentação de documentação comprobatória.

Caso se enquadre em algum desses casos, dirija-se à Junta do Serviço Militar mais próxima de sua residência até o dia 30 de junho. A lista dos endereços para a cidade de São Paulo pode ser conferida no link. 

A Cidade de São Paulo também disponibiliza o Portal SP156 para aqueles que já completaram 18 anos, que não tem CPF ou que deveriam ter se alistado em anos anteriores. O Portal pode ser acessado no site. Qualquer outra situação o alistamento deverá ser online ou presencial.

O que ocorre caso não compareça ao alistamento militar:

Em caso de não comparecimento, o jovem terá que pagar uma multa de R$ 5,24 e, enquanto não regularizar, não poderá emitir passaporte, ingressar ou ocupar cargos públicos, matricular-se em Instituições de Ensino, requisitar carteira de entidade de classe e receber prêmios de loterias federais.

Comente aqui