Data: 01/10/2021 16:27 / Autor: Redação / Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Os Tapetes Contadores de Histórias despertam o gosto do público pelas artes e leitura

Módulo Contação de Histórias do 13º Viagem Literária chega a São Bernardo do Campo, Diadema, Santana de Parnaíba e Itapevi


 Viagem Literária Módulo Contação de Histórias - Os Tapetes Contadores de Histórias
Viagem Literária Módulo Contação de Histórias - Os Tapetes Contadores de Histórias

Crédito: Renato Mangolin

Entre os dias 4 a 7 de outubro de 2021, as cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Santana de Parnaíba e Itapevi, no estado de São Paulo, recebem o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, durante a primeira semana do programa 13º Viagem Literária, módulo Contação de Histórias: Contos Populares. A programação completa segue em diversas cidades do estado até dia 29 de outubro.

“Há 20 anos costuramos e narramos histórias com tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano, com a finalidade de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura”, segundo os integrantes do grupo, coordenado por Warley Goulart.

O grupo Os Tapetes Contadores de Histórias é referência internacional na pesquisa entre oralidade e artes plásticas, entre texto e têxtil, e manifestações plásticas que os povos criam como cenários para suas narrativas, o grupo já se apresentou e ministrou oficinas no Brasil e em outros 11 países.

Neste módulo – que conta com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura - as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-19 e em respeito às mais de 580 mil histórias perdidas no país nesse período.

Contadores de histórias percorrerão 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular. São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal. Tudo dentro de uma biblioteca perto de você!

Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.

O Viagem Literária é um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento e afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia em novembro de 2020.

Confira o roteiro e locais de apresentação de Os Tapetes Contadores de Histórias no módulo Contação de Histórias: Contos Populares:

5.10.2021 | São Bernardo do Campo • 9h e 14h

6.10.2021 | Diadema • 9h e 14h

7.10.2021 | Santana de Parnaíba • 9h e 14h

8.10.2021 | Itapevi • 9h e 14h

Acesse o site do Viagem Literária e confira a programação completa. https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/modulo/contacao-de-historias-contos-populares

Comente aqui