Data: 14/06/2022 13:22 / Autor: Redação / Fonte: UFSCar

UFSCar sedia evento sobre desafios ambientais e sociais dos bioplásticos

Iniciativa acontece no dia 22 de junho e terá participação de cientistas e representantes de empresas, cooperativas e outras instituições


Crédito: Divulgação

No dia 22 de junho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a terceira edição do "Laboratório de Inovação Social em Bioplásticos: Oportunidades e barreiras em bioplásticos no Brasil".

O intuito é reunir atores da cadeia de bioplásticos para debater desafios ambientais e sociais destes novos materiais no Brasil - desde a sua produção até o gerenciamento no fim do ciclo de vida. Fabricado a partir de fontes renováveis, como milho, cana-de-açúcar e celulose, o bioplástico tem decomposição rápida, sem grandes danos ao ambiente.

Para abordar o tema, o evento foi dividido em quatro eixos: legislativo, com a participação de representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa); aplicabilidade de mercado, com empresas como Já Fui Mandioca, VeeloRe, BioSmart Nano, Earth Renewable Technologies (ERT) e Braskem; gestão de resíduos, com presença da Cooperativa Acácia de Araraquara e da Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos; e pesquisa e desenvolvimento, com pesquisadores da UFSCar, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A iniciativa tem, como público-alvo, a comunidade acadêmica interessada na temática, além de empresas, startups, cientistas, cooperativas de catadores e catadoras de resíduos sólidos, pessoas que trabalham com reciclagem, órgãos públicos e consumidores em geral.

O encontro é gratuito e acontece das 13h30 às 18h30, em formato híbrido. Pessoas interessadas podem escolher entre a participação presencial, que ocorre no Auditório Mário Tolentino, localizado no Departamento de Química (DQ) da UFSCar, área Norte do Campus São Carlos, ou remota, com transmissão ao vivo via página do Eventbrite, onde deverão ser feitas as inscrições e constam detalhes da programação.

O "3º Laboratório de Inovação Social em Bioplásticos" é uma realização do Brazil Simbio Research, projeto conjunto entre cientistas do Brasil, Canadá, Polônia e Reino Unido, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e conta com a participação, na organização, de Sandra Cruz, docente no DQ da UFSCar; e Lais Roncalho, pós-doutoranda também no Departamento.

Mais informações sobre o Simbio estão disponíveis em seu site e redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn). Dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pelo e-mail simbio.brasil@gmail.com.

Comente aqui