Data: 18/01/2022 08:32 / Autor: Kreitlon Pereira / Fonte: Via Streaming

Via Streaming - Dica da Semana: “King Richard: Criando Campeãs”

Disponível na HBO Max e protagonizado por Will Smith, longa-metragem conta a história de treino e cumplicidade entre pai e as duas filhas estrelas do tênis


Por trás da maior dupla de tenistas da atualidade existe um pai rigoroso e empenhado em ver suas filhas serem bem-sucedidas. Tais esportistas são Venus e Serena Williams, que possuem carreiras brilhantes tanto no tênis individual como na modalidade em duplas, e cujo treinador durante muito tempo foi Richard, pai das duas. Para retratar essa curiosa história de sucesso, em dezembro de 2020 estreou o filme “King Richard: Criando Campeãs”, que está em cartaz nos cinemas e também disponível na HBO Max para os assinantes. Com Will Smith interpretando o protagonista, o longa é visto como uma grande aposta do ator para o Oscar de 2021.

O filme biográfico conta a história do pai das tenistas Serena e Venus Williams e o seu empenho para treiná-las em meio a tantas dificuldades. Mesmo antes do nascimento das duas, Richard já havia preparado um plano completo para a futura carreira de ambas, nunca duvidando do potencial das filhas de se tornarem as melhores. Com muitos treinos e cobranças para ir bem na escola, a forma como criava suas filhas foi muitas vezes questionada pelas pessoas que viam de perto – como os próprios vizinhos que chegaram a chamar o conselho tutelar para averiguar a situação das crianças. Porém, com a justificativa de afastar as filhas de um caminho de drogas e violência – muito ostensivo em um bairro mais pobre –, Richard seguiu treinando-as.

O filme aborda como o pai das tenistas teve um aspecto fundamental e crítico para a formação da carreira brilhante de Venus e Serena, além de trazer discussões importantes como a questão racial e de classes sociais para a construção da narrativa. Apesar das tenistas terem gostado muito do resultado final (tendo até assinado como produtoras executivas do longa, mas só depois de assistir tudo), existe uma crítica por parte de outros filhos de Richard, frutos de relações extraconjugais e que foram abandonados pelo pai, uma vez que essas questões foram deixadas de fora em prol de uma romantização dos fatos diretamente relacionados às tenistas.

Crédito: Divulgação

Comente aqui