Data: 24/06/2022 17:47 / Autor: Redação / Fonte: Curta!

Arte, natureza e pensamento: filme propõe olhar sobre Burle Marx

O longa chega ao Curta!, junto com o novo episódio de "Mistérios do Arquivo", que retrata Stalin, Churchill e Roosevelt na Conferência de Yalta; programa-se


O paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx em "Filme Paisagem – Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx"
O paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx em "Filme Paisagem – Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx"

Crédito: Divulgação/Curta!

Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do século XX, dono de uma imensa coleção de plantas vivas e descobridor de mais de 35 novas espécies — as burlemarxii. Seu amor pela natureza se expressava através de seu trabalho. A partir desse enfoque, desenrola-se a narrativa de “Filme Paisagem – Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx”, que chega ao Curta! e ao Curta!On – Clube de Documentários — streaming disponível no NOW, da Claro/NET, e no site.

Através de um passeio por jardins, flores e folhagens, a vida de Burle Marx desabrocha em um documentário de linguagem única — tal qual a do paisagista, que também era escultor e pintor. O filme, dirigido por João Vargas Penna, utiliza-se de recursos ficcionais para ilustrar sua narrativa. Por meio de imagens turvas, que remetem a acontecimentos passados, atores dão vida aos escritos deixados por Burle Marx, narrados por Amir Haddad. São reflexões sobre o mundo, memórias de diversos momentos e até receitas; mas, sobretudo, as impressões de Burle Marx sobre a natureza. 

Como um alquimista capaz de misturar óleo e água, Burle Marx conseguia integrar o verde das folhas com o cinza do concreto de forma totalmente harmoniosa, como se juntos pudessem formar um novo elemento. O resultado dessa fusão se apresenta no filme como cenário e como lembrança dos grandes feitos do artista, como o Aterro do Flamengo. Em um dos escritos narrados, o artista conclui: “Jardim é a adequação do meio ecológico para atender as exigências naturais da civilização”.

A este mosaico de belas paisagens, projetos arquitetônicos e recursos ficcionais, somam-se imagens de arquivo do próprio Burle Marx. Através delas, estamos diante de um homem que é mais que o artista que introduziu o paisagismo modernista no Brasil. Ali está um apaixonado defensor da natureza, talvez a mais fundamental de suas características.  A exibição é na Terça das Artes, 28 de junho, às 20h30.

Stalin, Churchill e Roosevelt na Conferência de Yalta em novo episódio de "Mistérios do Arquivo"

O fim da Segunda Guerra Mundial estava próximo e já era dada como certa a derrota de Hitler e dos países do Eixo. A partir de então, os Aliados — sobretudo Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética — começariam a dar as cartas em uma nova ordem global. Representando essas potências, Franklin Roosevelt, Winston Churchill e Josef Stalin se reuniram no balneário de Yalta, na Crimeia. Os bastidores desse encontro histórico, conhecido como a Conferência de Yalta, são retratados em episódio inédito de “Mistérios do Arquivo”, no Curta! e no Curta!On. 

A reunião, que durou dias e contou com rigoroso sigilo, estendeu-se para além das salas fechadas. Repórteres, fotógrafos, cineastas e cinegrafistas soviéticos, ingleses e norte-americanos fizeram parte das comitivas que acompanharam os três líderes e registraram momentos de tensão e descontração — além de detalhes dos preparativos e das mansões que hospedaram o trio e seus assessores. As imagens mostram também os últimos momentos da vida de Roosevelt, que tentava esconder seu frágil estado de saúde — ele morreria dois meses depois.   

Com dez episódios, a série “Mistérios do Arquivo”, dirigida por Serge Viallet e Julien Gaurichon, apresenta também outras relíquias do audiovisual que, juntas, contam parte da história do mundo entre 1940 e 1975. Entre elas, registros de Hitler e Eva Braun; a chegada do homem à lua; o Dia D da Segunda Guerra; os testes da bomba atômica em Atol do Bikini; a queda de Saigon — dando início à Guerra do Vietnã —; Marilyn Monroe visitando os soldados americanos na Guerra da Coreia; a chegada de Yuri Gagarin no espaço e a visita do presidente norte-americano Richard Nixon à China. A estreia do episódio “1945: Reuniões Secretas em Yalta” é na Sexta da Sociedade, 1º de julho, às 23h30.

Comente aqui