Data: 29/10/2020 21:55 / Autor: Izabel Rufino / Fonte: Agência Brasil

Barroso aborda necessidade do cuidado durante as Eleições 2020

Como forma de prevenir a contaminação, o Tribunal Superior Eleitoral elaborou um plano de segurança para os ambientes de votação


Mesários receberão máscaras, protetores faciais e álcool em gel
Mesários receberão máscaras, protetores faciais e álcool em gel

Crédito: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

Como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, reforçou o pedido para que candidatos, eleitores e membros dos Tribunais Regionais Eleitorais sigam todas as recomendações sanitárias. O principal motivo, além do cuidado com a população, é evitar que as eleições sejam um novo pico da doença.

Inclusive, Barroso ligou para os presidentes de Tribunais Regionais como forma de enfatizar a necessidade de cuidados durante a campanha eleitoral, bem como no dia da eleição, em 15 de novembro. Então, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, o TSE elaborou um plano de segurança eleitoral.

Entre as principais regras está o uso de máscara durante todo o tempo que o candidato estiver fora de casa; além disso, é solicitado que o eleitor vá sozinho ao local de votação – levando, ainda, uma caneta pessoal para assinar o caderno; o plano ressalta ainda a importância de usar álcool em gel antes e depois de digitar o voto na urna.

Além de todos os pontos já citados, a principal mudança está no horário. Agora, os eleitores terão uma hora a mais de votação, pois as seções abrirão às 7h, mas o encerramento continua às 17h. Quanto aos mesários, eles verificarão os documentos à distância, e receberão máscaras cirúrgicas para serem trocadas a cada quatro horas, protetores faciais e álcool em gel individual.

Segundo informações do TSE, todos os equipamentos de proteção e produtos foram doados por empresas e instituições privadas de diversos setores, parceiras da Justiça Eleitoral.

Comente aqui