Data: 22/05/2022 18:19 / Autor: Redação / Fonte: Pacific Medical Training

Conheça os diferentes tipos de "Angina", problemas no coração

"Angina" não é um diagnóstico de uma doença, mas é preciso manter cautela; saiba os sintomas


Crédito: Divulgação

Quando o coração não recebe sangue rico em oxigênio suficiente fluindo através dele, o resultado é desconforto e dor no peito. Essa dor no peito é chamada de “angina”. Algumas pessoas descrevem a angina como uma pressão ou aperto no peito. Angina não é diagnóstico de uma doença, porém, a angina é um sintoma de outros problemas que ocorrem com o coração, geralmente esse problema é a doença coronariana.

Diferentes Tipos de Angina

Existem vários tipos de angina. Angina pectoris é um tipo comum de angina. Outros tipos incluem angina estável, angina instável, angina variante (de Prinzmetal), angina microvascular e angina atípica. Diferentes tipos de angina têm diferentes sintomas e diferentes gatilhos que causam os sintomas.

Angina estável

Angina estável descreve angina de peito. Este tipo de angina ocorre em conexão com a doença cardíaca coronária, quando o coração é privado de uma quantidade suficiente de sangue. Essa situação geralmente ocorre devido ao estreitamento das artérias coronárias. As artérias bloqueadas podem permitir o fluxo sanguíneo suficiente para o coração durante os períodos de descanso ou esforço físico leve. No entanto, quando o coração precisa bombear mais rápido para acompanhar o esforço físico, as artérias estreitadas não permitirão que sangue suficiente flua por elas e ocorrerá angina (desconforto no peito).

Angina Instável

A angina instável também é considerada uma “síndrome coronariana aguda”. Com a angina instável, a dor no peito ocorre inesperadamente, mesmo em repouso. A doença que ocorre com a angina estável progrediu a ponto de não ser estável ou previsível. A aterosclerose, acúmulo de gordura nas artérias coronárias, pode levar a uma ruptura. Isso pode bloquear completamente o fluxo sanguíneo para o coração. A angina instável é uma situação de emergência que pode levar a um ataque cardíaco.

Variante de Angina (Angina de Prinzmetal)

Angina variante ou de Prinzmetal é um tipo incomum de angina, geralmente ocorrendo em pessoas mais jovens. A angina variante geralmente ocorre enquanto a pessoa está dormindo durante a noite. Este tipo de angina é extremamente doloroso e ocorre a partir de um espasmo das artérias coronárias.

Angina Microvascular

A angina microvascular está frequentemente associada à doença microvascular coronariana. Este tipo de doença cardíaca envolve os menores vasos sanguíneos do coração. Quando esses minúsculos vasos sanguíneos sofrem espasmos ou ficam bloqueados, o fluxo de sangue para o coração fica restrito. Essa restrição causa sintomas de angina.

Angina atípica

Algumas pessoas apresentam angina que não se ajusta aos parâmetros normais dos sintomas. Este tipo de angina é denominado angina atípica. Os sintomas da angina atípica incluem um desconforto indistinto no peito, náuseas, fadiga, indigestão, falta de ar e dor no pescoço e nas costas. As mulheres geralmente apresentam angina atípica mais do que os homens.

Quais são os sintomas da angina?

A angina geralmente envolve um grupo de sintomas. Se a dor ou pressão no peito durar mais de um ou dois momentos e não diminuir com o repouso, procure assistência médica imediatamente.


Sintomas tipo 1

Dor no peito aguda ou indistinta
Dor nos ombros, braços, pescoço ou mandíbula
Suores
Náusea
Inquietação


Sintomas tipo 2

Pressão no peito
Indigestão, queimação retroesternal
Falta de ar
Fadiga
Tontura
Outros


Outros tipos de sintomas

Visão geral da angina - Esta página da web apresenta informações sobre os sintomas da angina, diagnóstico, fatores de risco e tratamento.

Angina Pectoris - Explore os diferentes tipos de doença arterial coronariana e a classificação da angina pectoris nesta página da web.

Descrição da Angina Pectoris - Conheça os fatores de risco comuns para pessoas que desenvolvem angina pectoris nesta página da web.

A dor torácica da angina pode ser um sintoma de doença arterial coronariana - Esta página da web apresenta informações abrangentes sobre a angina de peito.

Compreendendo a angina pectoris - Veja um vídeo ou leia uma transcrição que explica as causas da angina de peito.

Medicamentos cardíacos usados para tratar a angina de peito - Saiba mais sobre os diferentes tipos de angina e medicamentos usados para tratá-los nesta página da web.

Angina Pectoris - Os principais objetivos do tratamento da angina pectoris são aliviar os sintomas, retardar a progressão da doença e reduzir a possibilidade de eventos futuros, especialmente IAM e morte prematura.

Angina instável - Assista a um vídeo nesta página da web que explica a angina instável, seus sintomas e opções de tratamento.

Visão geral da angina - O Cedars-Sinai apresenta informações sobre angina, incluindo sintomas, diagnóstico e opções de tratamento.

Angina Pectoris - Aprenda a diferença entre angina e um ataque cardíaco nesta página da web.

Sinais e sintomas da doença coronariana - Esta página da web apresenta uma visão geral da doença coronariana, explicando a angina como o sintoma mais frequente da doença coronariana.

Medicação vs. Stents para tratamento de doenças cardíacas - Explore diferentes opções de tratamento para pacientes com angina estável nesta página da web.


Leia o artigo original clicando no link.

Comente aqui