Data: 02/12/2021 20:28 / Autor: Redação / Fonte: Território Motorsport

Edu Piano e Solon Mendes confirmam 3ª participação no South American Rally Race

Dupla multicampeã dos ralis se prepara para enfrentar mais de 3.800 km, em fevereiro/2022, no deserto argentino


Crédito: Emílio Oppezzo

A Território Motorsport já está na preparação para o South American Rally Race 2022 e confirma a dupla multicampeã do Sertões – com oito títulos (entre 2007 e 2021) – Edu Piano e Solon Mendes para a 3ª edição do rali argentino que acontecerá de 15 a 26 de fevereiro. Trata-se da única equipe brasileira que marcará presença na prova pelo terceiro ano consecutivo e é a atual Campeã na geral dos UTVs.

A edição 2022 terá mais de 3.800 km e nove etapas, com largada em La Rioja e chegada em Viedma, na Província de Rio Negro, e sobretudo, mais desafios no roteiro que tem atraído a equipe pelo alto nível técnico e o grau de dificuldade por cruzar percursos por onde o Dakar passou, quando era disputado na América do Sul.

“As duas edições que fizemos foram sensacionais e acrescentou muito para a evolução dos nossos UTVs e principalmente na nossa participação em provas internacionais”, ressalta Piano, competidor de Tatuí (SP). “Desde 2020 insistimos demais para que mais brasileiros participassem do SARR, tanto que para o ano que vem teremos o maior grid de brasileiros na prova e, ficamos felizes, pois é bom para nosso esporte e, consequentemente bom para o rali do Brasil”, explica o piloto recordista de títulos no Sertões, o maior rali das Américas, que há 26 anos consecutivos disputa a prova e já conquistou nove títulos, sendo o primeiro na geral dos carros em 2005, sete nos caminhões e dois nos UTVs (os oito últimos ao lado de Mendes).

Com 35 anos de off-road, o navegador cearense está acostumado a competir nas dunas e pisos arenosos, mas nos dois últimos anos, após a equipe andar nas dunas do Peru e da Argentina, Mendes aprimorou mais ainda sua técnica. “Essas duas participações que tivemos no SARR (2020 e 2021) foram fundamentais, porque fazer rali no deserto argentino sempre será um aprendizado, pois são terrenos diferentes dos quais estamos acostumados a andar no Brasil. Os organizadores estão aumentando a dosagem a cada edição, o objetivo deles é fazer com que o rali cresça e estão conseguindo, a cada ano se superam no roteiro”, destaca Mendes. “Com certeza teremos surpresas nas dunas, nos rios secos, por mais que a gente tenha andado bastante pela região sempre será um desafio, porque todos os trechos são difíceis de transpor e Edu e eu estamos preparados para 2022”, finaliza.

Na edição de fevereiro deste ano do SARR participaram competidores de 11 países e 85 veículos. Piano/Mendes (categoria T3.1) fecharam entre os Top 10, em 9º na geral dos UTVs. Vale destacar que neste 15º ano de parceria, a dupla foi Campeã do Sertões 2021 na categoria UTV Over Pró.

Comente aqui