Data: 21/05/2022 12:52 / Autor: Redação / Fonte: Pedro Mariano

Pedro Mariano traz nova proposta em Novo Capítulo, disco produzido por Dudu Borges

Dentre as 11 faixas do álbum, seis delas têm a composição assinada pelo próprio Pedro, enquanto os arranjos ficaram aos cuidados de Dudu


Pedro Mariano - Bem Perto (Clipe Oficial)
Pedro Mariano
Pedro Mariano

Crédito: @_brunini

Como bom aprendiz dos anos 80, Pedro Mariano carrega em si a capacidade de mesclar sonoridades em um mesmo trabalho. O artista, que é intérprete de uma gama enorme de canções há 27 anos, teve gás para se reinventar e mostrar novas nuances em suas produções, mesmo durante uma pandemia. Esta autenticidade flui em uma voz melódica responsável por unir pop, samba e MPB em um novo projeto que marca seu 12º trabalho de estúdio, intitulado Novo Capítulo (ouça aqui). O lançamento carrega 11 faixas inéditas e chegou às plataformas digitais no dia 20 de maio, uma semana após o anúncio do primeiro single, “Bem Perto” (assista aqui).

“Eu e Dudu Borges, produtor do disco, propomos uma diversidade diferente nesse trabalho. Tanto a mescla de instrumentos acústicos com elementos eletrônicos, a alternância entre músicas mais tradicionais com vertentes do samba, incluindo as mais boleradas, que a gente chama, foi tudo muito natural e representativo de quem eu sou”, comenta Mariano. O tecladista e produtor Dudu Borges foi seu braço direito e incentivador no processo de criação desse disco. “O Dudu é o parceiro que eu procurei para encarar esse desafio de construir algo na pandemia. Estar com um cara vitorioso, sempre disposto a lutar por um álbum, fez toda a diferença. Depois de 27 anos na estrada, trabalhar com o Dudu renovou as energias. Esse encontro foi mágico e isso ressoa no disco todo”, exalta o cantor. 

Dentre as 11 faixas do álbum, seis delas têm a composição assinada pelo próprio Pedro, enquanto os arranjos ficaram aos cuidados de Dudu. Vários compositores marcam presença em Novo Capítulo junto com o artista, como nos casos de “Primeiro Amor” e “Metade do Infinito” de Léo Minax; Jair Oliveira e Prateado assinam “Jaeh”; e Wilson Sideral escreveu “Antes Que o Mundo Acabe”. “Era Pra Ser”, “1 Sol, 2 Mundos” e “Novo Capítulo” (que dá nome ao álbum) são composições em co-autoria de letra e melodia de Pedro Mariano com Dudu Borges. 

Além de tantas participações no álbum, o destaque é para a presença internacional, que foi uma realização para Pedro Mariano. Jerry Hey, um dos maiores maestros arranjadores de metais da história da música contemporânea, que trabalhou com Earth, Wind and Fire, Michael Jackson e Quincy Jones, colocou toda a sua equipe no projeto, dando um toque especial em duas faixas do disco. 

Ao longo do processo de concepção do novo trabalho, a pandemia foi o maior desafio nos quatro anos que separam Novo Capítulo do último lançamento do artista, Pedro Mariano e Orquestra / DNA (2018). “Nas incertezas do auge do momento pandêmico, não sabíamos para quem estávamos compondo, como seria o mundo pós-pandemia, como que as pessoas iriam interagir com a arte, com a música, com o entretenimento. Então esse foi o período mais aflitivo e, ao mesmo tempo, com um fio de esperança, já que estávamos conseguindo trabalhar em meio a tudo isso”, ele finaliza.

Ouça Novo Capítulo aqui

Comente aqui