Data: 19/05/2022 20:47 / Autor: Redação / Fonte: Bonfilm

Pierre Niney, Emmanuelle Bercot e Gilles Lellouche em thriller com denúncia ambiental

"Golias", de Frédéric Tellier, estreia no Brasil através do Festival Varilux de Cinema Francês


Cena de “Golias”, atração do Festival Varilux de Cinema Francês 2022
Cena de “Golias”, atração do Festival Varilux de Cinema Francês 2022

Crédito: Festival Varilux

Uma professora de esportes, um advogado ambiental e um lobista veem suas trajetórias se entrelaçarem após um trágico acontecimento. Essa é a premissa de “Golias”, novo filme de Frédéric Tellier, com distribuição da Bonfilm, que estreia nos cinemas brasileiros através do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado em todo o país entre os dias 21 de junho a 6 de julho.

Visto por cerca de 700 mil espectadores na França, o longa-metragem tem no elenco nomes já conhecidos do público do festival: o ator Pierre Niney – premiado com César de melhor ator por “Yves Saint Laurent”, e ainda de “Caixa Preta”, “Frantz”, “Promessa ao Amanhecer” e “Através do Fogo”; a atriz e diretora Emmanuelle Bercot, de “Enquanto Vivo”, “Meu Rei” e “De Cabeça Erguida” e diretor e ator Gilles Lellouche, de “Rock'n Roll: Por Trás da Fama”, “Um Banho de Vida”, “Até a Eternidade” e “Assim é a Vida”.

France, a professora (Bercot), se tornou ativista ambiental após o marido desenvolver um câncer pela exposição a pesticidas. Patrick (Lellouche) é um advogado engajado e teimoso, que defende agricultores contra o lobby das empresas químicas. Mathias (Niney) é um lobista frio e brilhante, que atua em favor dos interesses de uma grande companhia de agroquímicos. O encontro deles se dará por questões ambientais, financeiras e políticas que se correlacionam.

Apesar de ficção, Golias discute temas atuais como o uso de alimentos geneticamente modificados, a indústria de agrotóxicos e pesticidas, o poder político e o lobby dos gigantes do agronegócio. A trama é inspirada no escândalo da Monsanto Papers – que expôs o perigo dos agroquímicos produzidos pela multinacional Monsanto Company - e denuncia uma série de práticas questionáveis dentro desse universo.

GOLIAS (Goliath) 

2022 / 2h02 / Drama, Suspense

Com: Gilles Lellouche, Pierre Niney, Emmanuelle Bercot

Direção: Frédéric Tellier

Distribuição no Brasil: Bonfilm

Sinopse: France, professora de esportes e ativista contra o uso de pesticidas. Patrick, um obscuro e solitário advogado parisiense, é especialista em direito ambiental. Mathias, lobista brilhante e apressado, defende os interesses de um gigante agroquímico. Seguindo o ato radical de uma pessoa anônima, esses três destinos, que nunca deveriam ter se cruzado, se acotovelam, colidem e se inflamam.

A edição

A 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, exclusivamente nas salas de cinema de todo o Brasil, traz uma programação variada com obras integrantes de grandes festivais. Entre os gêneros estão comédia, drama, suspense e animação. Além de filmes inéditos e recentes da filmografia francesa, um clássico será homenageado e uma produção fará alusão aos 400 anos do nascimento do dramaturgo Molière.

A delegação de atores e diretores franceses estará presente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde serão promovidas sessões seguidas de debate. Haverá ainda exibição de séries francesas, uma novidade da edição, uma masterclass e um encontro de profissionais sobre o formato nas duas cidades.

A atividade paralela, o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV, em sua quinta edição, inscreve até dia 1º de junho pelo site. Serão selecionados 16 participantes que, reunidos em quatro grupos, trabalharão para desenvolver a escrita de roteiros de longa-metragem e de séries de TV.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras dos filmes Bonfilm, California Filmes, Elite Filmes, Mares Filmes, Synapse e Zeta Filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Comente aqui