Brasil - Mundo Internacional

Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morre na Itália

Sassoli contraiu pneumonia em setembro e voltou ao hospital em dezembro após sofrer complicações relacionadas ao seu sistema imunológico

  • Data: 11/01/2022 16:01
  • Alterado: 11/01/2022 16:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo / AP
Presidente do Parlamento Europeu

Crédito:

Em um hospital em Aviano, na Itália, morreu nesta terça-feira o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, aos 65 anos, informou seu porta-voz, Roberto Cuillo. Sassoli foi um jornalista italiano que trabalhou na política em defesa dos oprimidos e conquistou sua trajetória até o Parlamento.

Nenhum detalhe foi fornecido pelo Twitter de Roberto Cuillo, porta-voz de Sassoli. “O @EP_President David Sassoli faleceu às 1h15 do dia 11 de janeiro no CRO em Aviano (PN), Itália, onde estava internado. A data e o local do funeral serão comunicados nas próximas horas“.  Sassoli estava hospitalizado desde o dia 26 de dezembro devido ao funcionamento anormal de seu sistema imunológico, disse o porta-voz, em comunicado divulgado um dia antes da morte do presidente do Parlamento.

Sassoli lutava há meses contra problemas de saúde, desde que sofreu uma pneumonia em setembro. Sua saúde declinou constantemente e ele foi forçado a perder várias reuniões legislativas importantes. “Na última semana de dezembro houve um agravamento da doença e, em seguida, os dias finais de sua batalha“, disse Cuillo ao Sky TG24 da Itália.

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, chamou Sassoli de “um europeu sincero e apaixonado”. “Já sentimos falta de seu calor humano, sua generosidade, sua simpatia e seu sorriso“, disse. “Estou profundamente triste com a terrível perda de um grande europeu e orgulhoso italiano“, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, no Twitter. “David Sassoli foi um jornalista compassivo, um excelente Presidente do Parlamento Europeu e, acima de tudo, um querido amigo.”

Sassoli foi eleito pela primeira vez para o Parlamento Europeu em 2009. Em 2014, conquistou outro mandato e atuou como vice-presidente. Foi sua carreira como apresentador de rádio na Itália que se tornou um trampolim para sua trajetória política.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 11/01/2022 04:01
  • Alterado: 11/01/2022 04:01
  • Redação ABCdoABC
  • Estadão Conteúdo / AP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados