Data: 01/12/2021 09:35 / Autor: Redação / Fonte: Partido Verde

PV inicia processo de avaliação do sistema eleitoral

O Partido Verde é o único partido político que aceitou o convite do TSE para acompanhar o sistema eleitoral


Crédito: Antonio Augusto / Ascom / TSE

O Partido Verde acompanha o processo de implantação das urnas eletrônicas no Brasil, desde o início, em 1996. Este ano, o PV é o único partido político que aceitou o convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para acompanhar o sistema eleitoral, responsável pela operação das urnas eletrônicas, com o qual serão realizadas as eleições de 2022.

O PV levou uma equipe formada por especialistas em tecnologia da informação (TI), direito e administração. Na sessão de hoje, foram apresentados os softwares que compõem as urnas eletrônicas, carregamento de bio, de chaves, de segurança, entre outros. Os técnicos também conheceram detalhes sobre o hardware das milhares de urnas do país e sobre o Código-Fonte.

Ontem, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, anunciou o resultado do Teste Público de Segurança, realizado por hackers, que não conseguiram invadir o sistema.

Para José Luiz Penna, presidente do PV, acompanhar o processo eleitoral é um dever de todos os partidos. “Melhor seria que o PV estivesse com seus pares, mas nós não deixaremos de cumprir nosso dever democrático. Elogiaremos, se for o caso, ou apontar, se encontrarmos qualquer falha técnica. Esse acompanhamento é saudável, principalmente para o TSE”, afirmou Penna.

Já a secretária jurídica do partido, Vera Motta, acredita que o processo eleitoral brasileiro é bastante confiável. “Acompanhamos todo o processo de implantação da votação eletrônica no Brasil. O TSE cumpre bem o papel de simplificar a votação para o eleitor e de reduzir os custos do processo. O uso de tecnologia é essencial”.

O PV vai continuar acompanhando todos os testes que o TSE realiza até o ano que vem.

Comente aqui