Data: 25/10/2020 11:20 / Autor: Izabel Rufino / Fonte: Agência Brasil

Transmissão de covid-19 entre homens e animais será investigada

Após o primeiro caso do tipo registrado em outubro, a pesquisa visa entender qual o risco. Inclusive, este é o primeiro estudo voltado para essa análise em um país tropical


Estudo será feito em animais de cinco capitais do Brasil
Estudo será feito em animais de cinco capitais do Brasil

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A transmissão da covid-19 é uma preocupação mundial, por isso muitos estudos e pesquisas são feitos sobre o assunto. Inclusive, neste mês foi diagnosticado, em uma gata, de Cuiabá (MT), o primeiro caso de covid-19 em animais no Brasil. Diante dessa situação, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) resolveu abrir uma pesquisa para saber qual o risco de transmissão do coronavírus entre humanos e animais de estimação.

Para que seja possível descobrir essa informação, a instituição coordena uma pesquisa nacional que vai avaliar cerca de mil animais, estes que os donos testaram positivo para o novo coronavírus, ou seja, confirmado por exame laboratorial. Os testes serão gratuitos e feitos por swab – coleta de amostra viral de orofaringe e nasofaringe – e sorologia, em cães e gatos de cinco capitais: Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE) e São Paulo (SP).

Importante salientar, ainda, que o Brasil será o primeiro país tropical a contar com este estudo, que terá dois momentos de avaliação, com amostras biológicas coletadas no intervalo médio de sete dias, entre animais cujo tutor esteja em isolamento domiciliar. Quanto aos resultados dos testes, eles serão informados aos tutores ou familiares por meio de contato telefônico e laudo eletrônico, que será enviado por e-mail ou aplicativo de comunicação.

Além disso, caso o resultado seja positivo, os outros animais da residência serão submetidos ao teste. Fora os pontos já citados anteriormente, os familiares devem manter um acompanhamento veterinário por 14 dias, com intensificação de medidas de higiene e proteção individual e coletiva.

Caso você tenha interesse em participar da pesquisa, é necessário mandar um e-mail para covid19@ufpr.br. Por fim, é obrigatório cumprir todos os requisitos, informando número de celular, e-mail, nome do tutor e do animal, além de especificar se é cão ou gato. Após tudo isso feito, a equipe entrará em contato o mais rapidamente possível.

Comente aqui