ABC Saúde

Complexo inova tratamento de feridas

Maior órgão do corpo humano, a pele é uma barreira eficaz contra a ação de microrganismos, mas quando está em desequilíbrio, como em feridas, sofre alterações que prejudicam essa proteção, permitindo que bactérias se estabeleçam. Quando não tratadas adequadamente, as lesões podem agravar o estado de saúde do paciente. Para controlar o quadro, acelerar a […]

  • Data: 25/01/2012 22:01
  • Alterado: 25/01/2012 22:01
  • Autor: Nádia Almeida
  • Fonte: FUABC

Crédito:

Maior órgão do corpo humano, a pele é uma barreira eficaz contra a ação de microrganismos, mas quando está em desequilíbrio, como em feridas, sofre alterações que prejudicam essa proteção, permitindo que bactérias se estabeleçam. Quando não tratadas adequadamente, as lesões podem agravar o estado de saúde do paciente. Para controlar o quadro, acelerar a cicatrização e auxiliar na eficácia de medidas terapêuticas, o Complexo de Saúde Irmã Dulce substituiu tratamentos convencionais por uma linha de produtos que contêm polihexanida (PHMB), tema de palestra às equipes de Enfermagem pela enfermeira Raquel Baquini Bueno, da empresa Walkmed.

A linha é composta por gel com ação antisséptica e cicatrizante, antisséptico para higienização em solução aquosa, emulsão hidratante e emoliente (especialmente indicado para prevenir úlceras por pressão) e sabonete líquido degermante com rápido efeito microbicida.

Segundo expôs Raquel, a polihexanida é uma molécula derivada do aminoácido L-Arginina. Com amplo espectro de ação contra bactérias e outros microorganismos, apresenta menos toxidade, o que reduz riscos de irritação e hipersensibilização da pele. Outras vantagens, segundo ela, são não causar resistência bacteriana, acelerar o processo de cura e reduzir custos terapêuticos. “Feridas que levariam três meses para cicatrizar, às vezes cicatrizam em um mês”, afirmou. Na palestra, promovida pela Gerência de Ensino e Pesquisa em Enfermagem/Educação Continuada no último dia 23, a enfermeira apresentou estudos de casos clínicos.

Em pouco mais de uma semana de uso, a linha apresentou resultados positivos, como avaliou a enfermeira coordenadora da unidade de Clínica Médica, Josefa Cavalcante de Araújo: “O progresso foi bem positivo. Estamos medindo as feridas tratadas com esses produtos, acompanhando os pacientes e percebemos que houve uma melhora significativa”.

Compartilhar:

  • Data: 25/01/2012 10:01
  • Alterado: 25/01/2012 10:01
  • Nádia Almeida
  • FUABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados