Data: 02/12/2021 09:48 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Dezembro Vermelho em Diadema aborda incentivo ao teste e combate ao preconceito

Quem tem o vírus HIV pode viver anos sem apresentar os sintomas ou desenvolver a Aids, entretanto, ainda pode transmitir para outras pessoas


Dezembro Vermelho em Diadema
Dezembro Vermelho em Diadema

Crédito: Adriana Horvath

Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Diadema deu início à programação do Dezembro Vermelho, mês que marca a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids para conscientizar sobre a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV),, com a live “Sua Vida Importa pra Mim – Faça o Teste”, com a presença do coordenador do Programa Municipal IST/ Aids e Hepatites Virais, Alexandre Yamaçake.

“Em Diadema, entre 2020 e 2021, foram detectadas 865 pessoas com HIV e que está em tratamento. Dessas, 83% possuem carga viral indetectável, graças a adesão ao tratamento e acompanhamento de saúde. Apesar dos avanços no tratamento da doença, ainda há tabu sobre o tema. Precisamos romper essa cadeia de estigma e preconceito”, afirmou.

Os principais pontos abordados foram importância da testagem, adesão ao tratamento, avanços de tratamento e prevenção, dúvidas sobre como pegar e se proteger do vírus, acolhimento do serviço de saúde e importância do SUS (Sistema Único de Saúde) para o cuidado a essas pessoas.

Também teve início hoje (01/12), o estímulo à testagem com a campanha “Fique Sabendo” que intensifica a realização de testes rápidos de HIV e sífilis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros serviços de saúde do município, além de Tendas da Prevenção para sensibilização da população sobre o tema e distribuição de autotestes. Confira a programação completa abaixo. “Todas as pessoas podem se testar. Orientamos a fazer o teste quando se expuser a uma situação de risco. Aqui, no Centro de Testagem (CTA) o profissional de saúde, de forma acolhedora, orienta sobre práticas mais assertivas e prazerosas e os contextos de vulnerabilidade”, explicou Yamaçake.

Além disso, a divulgação da campanha também é feita no site da Prefeitura e nas redes sociais oficiais e prédios públicos como Quarteirão da Saúde e UBSs estão decorados com o laço vermelho, símbolo da campanha que representa a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de Aids.

Para realizar a programação completa, o Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais de Diadema fez parcerias com o Quarteirão da Saúde, Ambulatório DIA Trans, CAPS AD, Centro POP e a Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades.

Serviço: Serviço:

Programação Dezembro Vermelho

2 de dezembro, quinta-feira

Das 9h às 15h. Sensibilização sobre Dezembro Vermelho e ação de testagem

CTA / Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.

3 de dezembro, sexta-feira

Das 9h às 12h. Sensibilização sobre Dezembro Vermelho e ação de testagem

Centro Pop. Av. Antônio Piranga, 1088 – Centro.

Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Norte

Praça Celite – Campanário.

6 de dezembro, segunda-feira

Das 9h às 15h. Sensibilização sobre Dezembro Vermelho e ação de testagem

Ambulatório Trans / Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga – 700 – Centro.

Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Sul

Parque Ecológico. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 – Eldorado.

07 de dezembro, terça-feira

Às 13h às 15h.Sensibilização sobre Dezembro Vermelho e ação de testagem

Caps AD. Rua Oriente Monti, 28 (Espaço Fernando Ramos da Silva) – 3º andar – Centro.

8 de dezembro, quarta-feira

Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Centro-Oeste

Largo do Jardim Marilene – Jardim Marilene.

De 1 a 7 de dezembro, das 9h às 15h

Testes rápidos para HIV e Sífilis e disponibilização de preservativos

Locais: 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Crédito: Adriana Horvath

Comente aqui