Data: 25/05/2022 19:38 - Alterado em: 27/05/2022 09:16 / Autor: Redação / Fonte: Shopping Praça da Moça

Dia D em Diadema vai imunizar contra covid-19 e influenza neste sábado (28)

Aplicação das doses será no Shopping Praça da Moça, localizado na região central, e no Shopping Diadema, no bairro Serraria


Crédito: Igor Andrade / PMD

A Prefeitura de Diadema vai promover mais um Dia D de Vacinação contra a covid-19 e a influenza, no próximo sábado (28/05), das 10h às 16h, em dois empreendimentos comerciais da cidade: o Shopping Praça da Moça, localizado na região central, e o Shopping Diadema, no bairro Serraria. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não abrirão no final de semana.

"Esta é mais uma oportunidade para os moradores da cidade, que não conseguem ir ao serviço de saúde durante a semana, atualizarem a sua vacinação e, assim, ficarem protegidos. Ainda temos baixa cobertura vacinal para influenza e também do público infantil para a covid. A imunização é fundamental para prevenir essas doenças e estamos em um período de outono-inverno, que propicia o aparecimento e o aumento dessas doenças respiratórias”, afirmou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

Das 380.704 pessoas que receberam a primeira dose contra covid-19, 91% da população-alvo concluiu o esquema vacinal. Já a D3 foi aplicada em 209.614 pessoas e a quarta dose apenas em 27.406 moradores. No público infantil, o município tem 29.474 crianças de cinco a 11 anos vacinadas com ao menos a primeira dose, representando 69% dos residentes desta faixa etária, e destas 21.424 possuem esquema completo de vacinação, o que representa uma cobertura vacinal com esquema completo de apenas 50%.

Em relação à vacinação contra influenza, 50% dos idosos foram imunizados. Já os trabalhadores de saúde representam 42%; crianças 26%; gestantes e puérperas 10%; e apenas 2,3% dos professores.

Covid-19

No dia D, serão disponibilizadas primeiras (D1) e segundas doses (D2) contra covi-19, além das doses de reforço (D3 e D4) para os públicos elegíveis. Atualmente, a vacina está disponível para crianças de cinco a 11 anos e pessoas com mais de 12 anos, de acordo com o aprazamento de cada imunizante. O primeiro reforço ou terceira dose é direcionado para pessoas com mais de 18 anos, desde que sejam passados 120 dias da segunda dose. Já a quarta dose é direcionada para idosos a partir de 60 anos e adultos imunossuprimidos, que receberam a D3 há pelo menos quatro meses, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade com foto e comprovante de vacinação (no caso das segundas, terceiras e quartas doses). Aqueles que se tornaram imunossuprimidos após a 3ª dose devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão.

Influenza

Já para receber a vacina anual da influenza é preciso fazer parte do público alvo, composto por idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas, profissionais da educação, pessoas com deficiência ou comorbidades, indígenas, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identidade com foto. Para o público infantil é necessário a caderneta de vacinação. Sempre que possível, leve o cartão do SUS. Mas atenção, pois alguns grupos precisam apresentar documentos específicos, como documentação que comprove o vínculo com a instituição de trabalho ou documento que comprove a comorbidade. Mais informações em diadema.sp.gov.br.

A Campanha de vacinação contra influenza segue até 3 de junho em todas as UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Já a aplicação das doses contra covid também estará disponível ao longo da semana, nas Unidades. Confira os endereços.

Serviço:

Dia D de Vacinação (covid-19 e influenza)

Quando:28 de maio de 2022, sábado, das 10h às 16h.

Onde:Shopping Praça da Moça (Praça de Eventos). Endereço: Rua Graciosa – Centro.

Horário: 10h às 16h

Comente aqui