Data: 30/11/2021 09:29 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema dá início à programação do Dezembro Vermelho na próxima quarta-feira (01/12)

Com o tema “Sua Vida Importa pra Mim – Faça o teste”, as ações pretendem estimular a realização do teste e combater o estigma e o preconceito sobre o assunto


Dezembro Vermelho - “Sua Vida Importa pra Mim – Faça o teste”
Dezembro Vermelho - “Sua Vida Importa pra Mim – Faça o teste”

Crédito: Adriana Horvath

A partir da próxima quarta-feira (01/12), a Prefeitura de Diadema promove o Dezembro Vermelho, mês que marca a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids para conscientizar sobre a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus do HIV, já que no primeiro dia do mês é celebrado o Dia Mundial de Combate à doença.

Com o tema “Sua Vida Importa pra Mim – Faça o teste”, o objetivo deste ano é estimular a testagem para ampliar o diagnóstico do HIV e Sífilis, e acessar o tratamento para os casos positivos, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão destas infecções. Além disto, outro objetivo é reforçar que a pessoa pode ter o Vírus HIV e não saber e assim, se não adotar os devidos cuidados, transmitir para outras pessoas. “Ter o HIV não é o mesmo que ter AIDS. Uma pessoa que é identificada com o vírus pode viver anos sem apresentar os sintomas e sem desenvolver a doença. Porém, se a carga viral não estiver indetectável é o suficiente para transmitir o vírus para outras pessoas”, afirma Alexandre Yamaçake, coordenador do Programa Municipal IST/ Aids e Hepatites Virais. Em 2021, completa 40 anos da primeira vez que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi descrita e do paciente considerado zero.

As ações de conscientização sobre a doença irão ajudar a combater o estigma e o preconceito sobre o assunto e realizar distribuição de testes rápidos. As pessoas não precisam ser HIV positivo para serem solidárias à causa. “Precisamos romper com discriminações relacionadas ao HIV, que normalmente baseiam-se em atitudes e crenças estigmatizantes em relação a comportamentos, grupos, sexo, doenças e morte”, ressalta Alexandre.

 Programação

Já no dia 1º de dezembro, o coordenador Alexandre Yamaçake fará uma live para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids e abordará a doença no mundo, país e município, fatores de risco, prevenção, teste rápido; como viver com HIV é possível, entre outros temas. O evento será transmitido a partir das 13h, pelo canal do Youtube da Prefeitura.

De 1 a 7 de dezembro (exceto dias 4 e 5), das 9h às 15h, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão intensificar a divulgação e a realização de testes rápidos de HIV e Sífilis e a distribuição de preservativos. O uso do preservativo em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

No mesmo período, outros equipamentos da saúde, como o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o Quarteirão da Saúde, o Ambulatório DiaTrans e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) – também realizarão testagem (confira abaixo o cronograma).

A Tenda da Prevenção disponibilizará materiais informativos e autoteste, para os que desejarem realizar a testagem em suas residências. A atividade percorrerá as quatro regiões da cidade (Norte, Sul, Leste e Centro-Oeste), entre os dias 1 e 8 de dezembro, das 14h às 17h.

Além disso, haverá divulgação da campanha no site da Prefeitura e nas redes sociais oficiais e decoração de prédios públicos com o laço vermelho, que é o símbolo da campanha que representa a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de AIDS.

Para realizar a programação completa, o Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais de Diadema fez parcerias com o Quarteirão da Saúde, Ambulatório DIA Trans, CAPS AD, Centro POP e a Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades.

Aids

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

O tratamento é realizado com medicamentos antirretrovirais para impedir que o vírus se replique dentro das células, evitando que a imunidade caia e que a Aids apareça.

Serviço:

Programação Dezembro Vermelho

1 de dezembro, quarta-feira

·         13h. Live “Sua Vida Importa Pra Mim – Faça o teste”

Acompanhe pelo canal do Youtube da Prefeitura @PrefDiadema.

·         Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Leste

Próximo à UBS Serraria – Bairro Serraria.

3 de dezembro, sexta-feira

·         Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Norte

Praça Celite – Campanário.

6 de dezembro, segunda-feira

·         Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Sul

Parque Ecológico. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 – Eldorado.

8 de dezembro, quarta-feira

·         Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Centro-Oeste

Largo do Jardim Marilene – Jardim Marilene.

De 1 a 7 de dezembro, das 9h às 15h

Testes rápidos para HIV e Sífilis, disponibilização de preservativos

Locais: 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), O Quarteirão da Saúde, o Ambulatório DiaTrans, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)  e Centro POP

Comente aqui