Data: 19/10/2021 14:46 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Diadema lança novo Adolescente Aprendiz nesta quarta (20)

Evento de lançamento do programa de promoção da juventude acontece no Clube Mané Garrincha, às 10h


Aprovado por unanimidade em duas votações na Câmara de Vereadores de Diadema, o reformulado programa Adolescente Aprendiz está pronto para entrar em vigor, justamente num momento em que a cidade começa a reabrir a suas portas após quase dois anos enfrentando a crise social causada pela pandemia do coronavírus.

A iniciativa, cujo lançamento oficial acontece nesta quarta-feira (20) no Clube Mané Garrincha, às 10h, consiste na promoção da juventude, nas melhores oportunidades de acesso e ações de enfrentamento da pobreza, além de elevação da escolaridade, qualificação profissional e preparação para o acesso ao ensino superior.

O Programa também contempla educação para o trânsito e mobilidade urbana, cidade e cidadania, reflexões sobre o mundo do trabalho, articulando proteção social e desenvolvimento.

Sua aplicação far parte da política de Educação Integral do município, e será realizada nos núcleos habitacionais. Nas escolas, ele o Adolescente Aprendiz fará parte do Programa Mais Educação. Ele será dividido em duas modalidades: Aprendiz Primeiros Passos, destinado aos adolescentes de 14 e 15 anos, e Aprendiz Travessia, destinado aos adolescentes de 16 e 17 anos. Nos dois casos é preciso que o estudante seja beneficiário do Programa Bolsa Família, morar em núcleo habitacional ou estar em situação de vulnerabilidade social. Serão ofertadas 500 vagas iniciais e a duração do curso é de um ano (ou quanto tempo levar o ano letivo). 

“O projeto Adolescente Aprendiz mudou a vida de mais de 10 mil jovens no passado e agora volta ainda melhor. O caminho é esse: investir na juventude pra garantir o futuro da nossa cidade”, disse José de Filippi Jr, prefeito de Diadema.

Para a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, o programa surge num momento em que a juventude da cidade (e do país) mais sofre com a falta de apoio do poder público e cujo desemprego e falta de perspectiva minam qualquer esperança de futuro desta faixa. “Sabemos o quanto o jovem de Diadema espera por iniciativas como essa para poder enfrentar o pós-pandemia. Ao proporcionar não só formação como também preparar pessoas entre 14 e 17 anos, o Adolescente Aprendiz será fundamental a partir de agora”.

Sobre o programa

O Programa Adolescente Aprendiz tem o objetivo de desenvolver ações no contraturno que envolvem desde ações pedagógicas de mobilidade e trânsito seguro até  Programa de Formação Profissional, na perspectiva de trabalhar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para inserção no mercado de trabalho.

Os adolescentes atendidos pelo Adolescente Aprendiz receberão benefício mensal durante o período em que permanecerem sob o respaldo do Programa, denominado Bolsa Aprendizado.

Para os beneficiários do Programa Aprendiz Primeiros Passos, o valor é de R$ 150. E para os beneficiários do Programa Aprendiz Travessia, o valor é R$ 300.

O Adolescente Aprendiz será ofertado pelo Município e poderá ser cofinanciado pela União, Estado, ou por intermédio dos respectivos Fundos Municipais - FUNDATRAN e FUMCAD. O número de Adolescente atendidos na primeira fase ainda está em estudo.

Data e local das inscrições

 *em todos os locais, o horário de atendimento será das 10h às 16h. 

Quinta, 21/10
Naval / Nova Conquista
Capela Nossa Senhora da Paz
Av Presidente Juscelino, 633 – Vila Nova Conquista

Segunda 25/10
Marilene
Centro Comunitário Jd Marilene
Av. Maria Cândida de Oliveira, 801- Jd Marilene

Quarta 27/10
Vila Popular
Centro Comunitário Vila Popular
Passagem do Progresso, 222 – Vila Popular

Quarta, 3/11
Gazuza / Vinícius
Centro Comunitário Vinícius de Moraes
Rua Raul Seixas, s/n – Vinícius de Moraes

Sexta, 5/11
Sitio Joaninha
Rede Cultural Beija-Flor
Rua  Rio Beija-Flor, 13 - Eldorado

Terça, 9/11
Eldorado
Capela São José
Rua Dourado, 31 - Eldorado

Quinta, 11/11
Morro do Samba
Associação Comunitária de Todos nós
Rua José Antônio Rodrigues, 122 – Morro do Samba

Terça, 16/11
Santa Maria
Centro Comunitário Santa Maria
Travessa Senegal, 150 – Santa Maria

Quinta,18/11
Jardim Rey
Centro Comunitário Jd. Rey
Rua Visconde de Taunay, 194 – Jd Rey

Segunda 22/11
Vila Mulford
Sub sede do Sindicato Trabalhadores da Construção
Rua Amélia Eugênia, 98 - Centro

Quarta,  24/11
Maria Teresa
Centro Comunitário Jd. Maria Teresa
Tr. Cassimiro de Abreu, 25 – Jd. Maia Teresa

Sexta 26/11
D. João VI
ONG Mai
Rua Nove de Julho 50 – Jd Canhema

Lançamento:
Quarta, 20 de outubro, 10h
Local: Clube Mané Garrincha

Crédito: Divulgação

Comente aqui