Data: 16/09/2021 14:53 / Autor: Iara S. Luz / Fonte: PMD

Diadema oferece Curso de Manipulação para feirantes

A formação é gratuita e ajuda na renovação da licença de quem trabalha com produtos que exige manuseio. 59 feirantes já fizeram a formação.


Diadema oferece Curso de Manipulação para feirantes
Diadema oferece Curso de Manipulação para feirantes

Crédito: Dino Santos

A Prefeitura de Diadema realizará na próxima segunda-feira (20/9), das 9h às 11h30, o curso Manipulação de Alimentos para permissionários que atuam nas feiras da cidade vendendo comida e outros produtos que exigem manuseio.

São eles donos de barracas do ramo de pescados, carnes, aves abatidas, pastéis, caldo de cana e sucos, massas em geral, produtos japoneses, comidas típicas, temperos, açaí, guloseimas doces e salgadas e queijos, entre outros.

A formação será gratuita, online, e ministrada por nutricionistas do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (CRESAND). Além da capacitação, os donos de barracas que fizerem o curso estarão aptos para atender exigência da lei municipal complementar 455/18, que exige a entrega de certificação do curso de Manipulação quando da renovação anual da licença.

“Só vão fazer a capacitação os feirantes que comercializam produtos que precisam de preparo com as mãos. Por isso, e para facilitar para o trabalhador das feiras livres, é que a Secretaria de Segurança Alimentar (SESA) está realizando a formação neste momento”, ressalta o secretário da pasta Gel Antônio.

O secretário explica que para o dia 20 de setembro já têm 30 inscritos, mas que ainda dá tempo de fazer novas inscrições. “Os interessados podem ligar para o telefone 4057-8003, durante a semana, das 9h às 16h, e efetuar o cadastramento”, reforça o dirigente. 

Várias turmas - Esta será a sexta turma de feirantes que participa do curso Manipulação de Alimentos, organizado pela SESA. Nas anteriores, 59 permissionários concluíram o aprendizado e entre eles estava a chefe de cozinha Marinez do Carmo Souza, que comercializa comida nordestina na feira noturna da Praça da Moça.

Para ela a formação é necessária e todos os feirantes deviam aproveitar a oportunidade para fazer o curso. “Tenho conhecimento de cozinha porque trabalho na área há alguns anos e,  na minha opinião,  participar do curso de Manipulação de Alimentos é de extrema importância. Você aprende com armazenar de forma correta os alimentos, com fazer o transporte até os pontos de feiras, como proceder na higienização para evitar contaminações e, tudo isso, é de suma importância para preservação da saúde dos compradores que consomem os nossos produtos”, opina.

Renovação de Licença – Desde o começo do mês, a Prefeitura de Diadema está com chamamento público aberto para que os feirantes da cidade façam a revalidação da licença. Eles têm prazo, até o dia 30 de setembro, para obter o novo documento.

A renovação é anual e será realizada de forma online, por meio do endereço www.diadema.sp.gov.br/renovafeirante. Conforme estabelece a legislação municipal quem tiver débitos de tributos em atrasos não pode fazer o processo.  Para resolver essa questão, no próprio site em que se faz a renovação, tem o link http://www.diadema.sp.gov.br/consulta-e-parcelamento-de-debitos-refis que permite a negociação da dívida.

Atualmente, Diadema conta com 24 feiras livres e 3 pontos de economia e, juntos, agregam 358 permissionários. Todos eles devem renovar a licença para não perderem o direito de trabalhar nas feiras.

Comente aqui