Diadema Cidade

Empresa investe em catadores da Vila Nova Conquista em Diadema

Grupo de Catadores da Vila Nova Conquista recebeu doação de máquinas e equipamentos e de obras de revitalização no local

  • Data: 08/12/2021 12:12
  • Alterado: 08/12/2021 12:12
  • Autor: Marcos Luiz
  • Fonte: PMD
Empresa investe em catadores da Vila Nova Conquista em Diadema

Empresa investe em catadores da Vila Nova Conquista

Crédito:Dino Santos

“Nós estamos alegres e agradecidos à IMCD Brasil e ao prefeito Filippi, porque agora não somos mais invisíveis. Somos gratos por enxergar a gente, isso nos dá esperança, confiança e força”. Com essa contundente mensagem, Maria Benedita Farias, líder do Grupo de Catadores da Vila Nova Conquista, abriu a cerimônia na qual recebeu doação de máquinas e equipamentos e de obras de revitalização no local. O evento ocorreu hoje, 7/12, na sede da cooperativa. 

O apoio aos catadores faz parte do projeto Eco Conquista, uma iniciativa social e ambiental da Empresa IMCD Brasil que vai investir um total de R$ 370 mil. 

A solenidade de doação contou com a presença de Nicolas Kaufmann, diretor geral da IMCD Brasil, e outros dirigentes e funcionários da empresa. O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, foi representado pela vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Paty Ferreira. 

Também compareceram os secretários municipais Wagner Feitoza, o Vaguinho (Meio Ambiente e Serviços Urbanos); Luciana Avelino (Esporte e Lazer); Ana Lúcia Sanches (Educação); e os vereadores Josa Queiróz (presidente da Câmara Municipal), Orlando Vitoriano e Edval da Farmácia. 

Reforma e doação 

Com o investimento inicial, a Central de Reciclagem, formada por 12 catadores, ganhou reforma geral das instalações: pintura interna e externa, alvenaria, expansão da área coberta para separação de materiais e adequação da rede elétrica. Mais a criação de Ecoponto com espaço para caçambas e muros de contenção. 

No evento, os catadores também receberam como doação os seguintes equipamentos: uma prensa enfardadeira, um triturador de vidro, um computador, três triciclos de carga para coleta de recicláveis e uma mesa de triagem e separação de materiais. 

A meta do projeto Eco Conquista é que a Central de Reciclagem dobre a produção e alcance 200 toneladas de material reciclado por ano. 

Além dessas melhorias, o projeto promoveu a reforma da quadra esportiva, ao lado da Cooperativa, com pintura, troca de alambrado, construção de banheiros e de rampas de acessibilidade. Agora, com a quadra revitalizada, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer já está dialogando com os moradores para definir atividades com acompanhamento de professores de educação física. 

Outro benefício ecológico do projeto da IMCD vai ser o plantio de 136 árvores e a realização de 40 ações de educação ambiental para escolas e a comunidade local. 

Parcerias são importantes 

Para o diretor geral da IMCD Brasil, Nicolas Kaufmann, sua empresa já mantêm uma antiga parceria com entidade social daquela comunidade. “A parceria está no sangue da nossa organização e fazemos isso com muito prazer e orgulho. Vocês catadores são muito importantes. A IMCD quer crescer nessa parceria e ajudá-los a serem visíveis”, afirmou o dirigente. 

A vice-prefeita de Diadema também defendeu a iniciativa. “O lema que norteia a nossa gestão à frente da Prefeitura é que ninguém faz nada sozinho. Portanto, é uma honra vestir a camiseta de empresas como a IMCD, que procuram fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou Paty Ferreira. 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Vaguinho, destacou a importância do olhar social do projeto Eco Conquista e prometeu continuar apoiando e buscando outras iniciativas ambientais como essa da IMCD. “Em breve, vamos implantar a coleta seletiva porta a porta na cidade toda. Com isso, vamos criar mais oportunidade de trabalho e renda e beneficiar todas as cooperativas de catadores”, explicou Vaguinho. 

Projeto Eco Conquista 

O lançamento oficial do projeto Eco Conquista será no Parque do Paço, no sábado, 11/12, das 9h às 12h. No local, serão oferecidas aulas de decoração e contação de histórias, produção de brinquedos de plástico PET, teatro de bonecos e exposição sobre educação ambiental. E, ainda, distribuição de pipoca e algodão doce.

 Além de dirigentes da IMCD, o evento vai contar com a participação do prefeito Filippi e do secretário Vaguinho.

– Central de Reciclagem Nova Conquista

Travessa ETCD nº 80 – Vila Nova Conquista (informações 96907-3536)

Compartilhar:
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos Empresa investe em catadores da Vila Nova Conquista

  • Data: 08/12/2021 12:12
  • Alterado: 08/12/2021 12:12
  • Marcos Luiz
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados