Data: 30/11/2021 11:47 / Autor: Redação / Fonte: Enel Brasil

Enel entrega equipamentos para apoiar a vacinação em Diadema

Serão disponibilizados 38 equipamentos, entre refrigeradores científicos e caixas térmicas;


Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Enel Brasil vai disponibilizar 38 equipamentos para auxiliar o município de Diadema, na Grande São Paulo, no armazenamento e transporte de vacinas contra a Covid-19. A cerimônia de entrega dos 22 refrigeradores científicos e 16 caixas térmicas será realizada no dia 01, quarta-feira, às 15h30 no Auditório do Quarteirão da Saúde de Diadema. Na ocasião, também será anunciada a conclusão do projeto de Eficiência Energética desenvolvido em parceria com a Prefeitura, com a substituição de lâmpadas para a Iluminação Pública da cidade.

A entrega de equipamentos faz parte do movimento nacional e apartidário Unidos Pela Vacina, que tem a meta de viabilizar a imunização de todos os brasileiros. No total, as distribuidoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, estão destinando cerca de R$ 3 milhões para a aquisição e entrega dos equipamentos, principalmente, por meio de investimentos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O evento irá contar com a presença do prefeito da cidade, José de Filippi Jr.; da secretária municipal de Saúde, Dra. Rejane Calixto; do presidente da Câmara, Josa Queiroz, e representantes da Enel Distribuição São Paulo.

"Estamos muito felizes com essa parceria com a Enel e desejamos que ela seja bastante duradoura, uma vez que quem sai ganhando com isso é a população, que terá nas UBSs equipamentos mais adequados e eficientes", comenta José de Filippi Jr., prefeito do município.

“A ação é uma parceria que envolve prefeituras municipais, Governo do Estado e empresários paulistas, e tem como finalidade incentivar a imunização de todos os brasileiros. A Prefeitura de Diadema é um dos municípios do estado a receber os equipamentos, como parte de uma ação que deverá entregar, no total, 320 equipamentos, 120 refrigeradores científicos e 200 caixas térmicas equipadas com termômetros para garantir o transporte adequado dos imunizantes”, afirma Solange Mello, gerente de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo.

Lançado em fevereiro deste ano, o Movimento Unidos Pela Vacina é uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, em conjunto com empresários de todo o país, para acelerar o programa de vacinação da população brasileira. O movimento, que reúne centenas de entidades, empresas, associações e ONGs, realizou uma pesquisa diagnóstica para mapear as principais necessidades das prefeituras para promover a imunização da população. O levantamento contou com a participação de 100% dos municípios brasileiros e identificou que o armazenamento e transporte adequados das vacinas eram um dos principais desafios a serem vencidos.

“O Movimento Unidos pela Vacina, idealizado pela nossa querida Luiza Helena Trajano, chegou num momento crucial para as cidades brasileiras. Foi a união da sociedade civil e de tantas empresas, assim como a Enel, engajadas na assistência e suporte ao SUS para levar vacina até braço dos brasileiros e brasileiras. Juntos, conseguimos entregar equipamentos até para os municípios mais remotos do Brasil. Me sinto honrada em ter colaborado com Diadema e com a Enel na doação das 22 câmaras de vacina e outros itens imprescindíveis para o município”, conta Patrícia Pascual, voluntária do Grupo Mulheres do Brasil.

A Enel e o Grupo Mulheres do Brasil realizam os trabalhos no estado, para que empresas privadas e instituições possam amadrinhar todas as prefeituras de São Paulo. Com o amadrinhamento, uma empresa, pessoa física, instituição ou grupo de empresas se compromete a doar produtos e serviços que ajudarão a viabilizar o processo de vacinação, seja financiando ou coordenando o uso de recursos dentro da proposta acordada com as prefeituras. Em São Paulo, diversas empresas já se engajaram no movimento.

A Enel Distribuição São Paulo concluiu o projeto de Eficiência Energética, em parceria com a Prefeitura de Diadema, que tem como principal objetivo gerar economia para o município. O projeto, que contou com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, realizou a substituição de luminárias antigas por luminárias LED’s no setor de iluminação pública entre abril e novembro deste ano. A iniciativa faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que atua em 11 frentes diferentes, sendo duas delas voltadas ao consumo consciente e eficiência energética. Ao todo, foram substituídas 1.079 luminárias antigas por luminárias LED’s, que vai proporcionar uma economia de energia de 428,97 MWh/ano, o equivalente a cerca de 200 residências que consomem 200 KWh/mês.

Comente aqui