Data: 26/11/2021 14:55 - Alterado em: 09/12/2021 11:52 / Autor: Redação / Fonte: Fábrica de Cultura

Fábricas de Cultura disponibilizam curtas-metragens e minidocumentário no Youtube

Produções retratam a realidade periférica em meio à ficção. Fábricas de Cultura ainda realizam outras atividades virtuais voltadas para o teatro e para a música


Curta "Somente após o descanso" busca refletir sobre a realidade de grupos marginalizados na sociedade
Curta "Somente após o descanso" busca refletir sobre a realidade de grupos marginalizados na sociedade

Crédito: Divulgação

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis, irão terminar o ano com uma programação que valoriza a diversidade de narrativas. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas virtualmente por meio do canal do Youtube das Fábricas de Cultura .

Na quinta-feira, dia 9 de dezembro, a partir das 17h, será possível assistir ao curta-metragem "Imenso e invisível", de Diogo Elzinga. O curta narra a história de Olívia, uma mulher cega que vem levando uma vida intensa como se pudesse ver o colorido do mundo. É neste cotidiano que seu cão guia a aproxima de Lucas, um homem que já havia perdido a esperança e caminhava para o fim da sua vida. A produção faz parte da Mostra de Curtas Metragens Encontros, que tem curadoria e produção de SG Company Filmes.

Às 16h do dia 11 de dezembro, o público poderá assistir ao curta "Somente após descanso", que tem direção e roteiro de Sihan Felix. A produção traz como discussão a realidade de pessoas marginalizadas em uma sociedade cada vez mais dura. O curta de 2020 conta com fotografia de Fabio Teixeira, ganhador do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

No mesmo dia, mas às 18h, entra no canal do YouTube das Fábricas de Cultura o curta "E se José fosse Deus?" (2020), dirigido por Aryani Marciano. A produção apresenta um retrato feito por José Carlos Marciano a partir do olhar de sua filha. O curta traz a presença divina dentro de uma pessoa real, num paralelo entre o José, pai de Jesus, a figura do Deus católico e o próprio pai da artista.

Entre uma marcenaria e o cuidado das plantas, José se mostra um personagem de várias facetas, com composições musicais autorais que formam a trilha sonora do filme, além de referências de uma ancestralidade negra diaspórica transmitidas pela dança e pelo axé.

A música também tem espaço na programação das Fábricas de Cultura com a apresentação do "Brazilian Jazz Mafia", um trio de música instrumental brasileiro do estado de São Paulo com influências que vão desde o jazz norte americano a música regional brasileira, como o samba, o frevo, o baião e até a música africana e afrocaribenha. O grupo, que tem Deisy Araújo no Piano, Frank Carvalho no Contrabaixo e Lukas Felli na Bateria, irá se apresentar no dia 9 de novembro, às 20h.

A programação do mês ainda inclui os fãs de teatro. No dia 10 de dezembro, às 16h, a CIA Mapinguary irá levar para a Fábrica de Cultura Jaçanã histórias do livro Ubuntu e outras histórias africanas, entre elas "O Leopardo, a Cabra e o Inhame".

Trazem também "Ubuntu", um conto popular da Guiné Bissal, "A Origem do Tambor" e "Ananse e o Pote de Sabedoria". São contos de ensinamento desse continente com grande diversidade cultural. A atividade será transmitida pelo Facebook das Fábricas de Cultura.

SERVIÇO:

Fábrica de Cultura Brasilândia

MOSTRA DE CURTAS METRAGENS ENCONTROS: IMENSO E INVISÍVEL

Um filme de: Diogo Elzinga
9/12 - quinta-feira - 17h
Faixa Etária: maiores de 12 anos

Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura do Jardim São Luís

EXIBIÇÃO DO CURTA E SE JOSÉ FOSSE DEUS?

Direção: Aryani Marciano
11/12 - sábado - 18hFaixa Etária: Atividade Livre Plataforma: Youtube
Faixa Etária: Atividade Livre
Plataforma: Youtube

EXIBIÇÃO DO CURTA SOMENTE APÓS O DESCANSO

Direção: Sihan Felix
11/12 - sábado - 16hFaixa Etária: Atividade Livre Plataforma: Youtube
Faixa Etária: Atividade Livre
Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Diadema

BRAZILIAN JAZZ MAFIA

9/12 - Quinta-feira - 20h
Faixa Etária: Atividade Livre Plataforma: Youtube
Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Jaçanã

CONTOS AFRICANOS

Com: Cia Mapinguary
10/12 - sexta-feira - 16hFaixa Etária: Atividade Livre Plataforma: Facebook
Faixa Etária: Atividade Livre
Plataforma: Facebook

Comente aqui