Data: 19/05/2022 16:52 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Novidades e boas notícias no Bora Participar na região Norte de Diadema

Uma das novidades anunciadas foi a construção de um terminal de ônibus na rua Maria Leonor e a construção de uma nova UPA no Jardim Paineiras


Novidades e boas notícias no Bora Participar na região Norte de Diadema
Novidades e boas notícias no Bora Participar na região Norte de Diadema

Crédito: Dino Santos

O prefeito José de Filippi Júnior enumerou uma série de boas notícias aos moradores e lideranças da região Norte de Diadema durante o quinto encontro do programa Bora Participar, de contato direto com a população para a prestação de contas da Administração, realizado na terça-feira (18) no Centro Cultural Taboão.

Uma das novidades anunciadas foi a construção de um terminal de ônibus na rua Maria Leonor, na divisa do Centro com o Campanário, que vai inaugurar o sistema de integração gratuita entre linhas de Diadema e da capital. Quando iniciar as operações no segundo semestres, as primeiras linhas vão possibilitar integração com áreas próximas aos shoppings Santa Cruz e Morumbi, em São Paulo.

Filippi também anunciou a construção de uma nova UPA – Unidade de Pronto Atendimento no Jardim Paineiras, com mais de 20 leitos de observação par atender os casos de urgência e emergência. E o início do Programa UBS Nota 10 – que significa equipe médica completa e abastecimento de remédios – nas unidades ABC, Canhema, Maria Tereza, Paineiras e Parque Reid. Ainda no setor de saúde, o prefeito disse que esta semana Diadema está completando três meses sem mortes em decorrência da covid, resultado da aplicação rigorosa do programa de vacinação.

Em julho, a boa notícia será a inauguração de um canal direto da população com a Prefeitura. “Os moradores vão poder encaminhar reclamações e sugestões por telefone ou email, o serviço será feito e vamos dar retorno a todos os cidadãos”, comentou.

E os pancadões, que tiravam o sossego dos moradores, quase não ocorrem mais devido a política da Guarda Municipal de ocupar os espaços antes dos freqüentadores como está acontecendo na Rua Itália, no 18 de Agosto, Santa Cruz e na Torre.

As 13 EMEBs da região Norte foram reformadas, os centros públicos terão cursinhos populares e atividades para juventude, e a regularização fundiária até o segundo semestre será feita nos núcleos 18 de agosto, Santa Luzia, Antônio Palombo e Dom João VI, o loteamento Gema e o Jardim ABC.

Reivindicações atendidas

A maior parte das demandas apresentadas pela população também estão recebendo atenção da Prefeitura, caso da reforma do Centro Público Tereza Lino, que ainda no segundo semestre passará a abrigar cursos e oficinas. A Prefeitura também vai recuperar duas praças no Campanário. Também será atendida outra demanda dos moradores, que é a realização de obra na Rua Cicomoro para solucionar problemas de falta de drenagem de água.

Para melhorar a segurança, a região Norte passou a contar com a Inspetoria 24 horas, que é um posto descentralizado da Guarda Municipal, e dentro de semanas será retomado o videomonitoramento, com instalação de 72 câmeras na cidade.

Existem demandas que não são atendidas por não serem competência da Prefeitura, caso de queda da rede elétrica, de responsabilidade da Enel, e dos buracos deixados pelos reparos na rede de água esgoto, da Sabesp. Nesses casos, técnicos da Prefeitura têm reuniões constantes com o pessoal das duas empresas para cobrar pressa no serviço. Para agilizar o serviço de troca de lâmpada, que é responsabilidade da Prefeitura, foi contratada uma empresa que mais que duplicou a capacidade de trabalho.

Fórum de Participação Popular – O Programa Bora Participar, que tem como objetivo ouvir demandas e prestar contas do que tem sido feito pela administração, já realizou cinco encontros nas regiões da cidade e agora vai fazer o encontro final no dia 13 de junho, no Teatro Clara Nunes, quando será escolhido o Fórum de Participação Popular de Diadema.

Comente aqui