Data: 02/12/2021 10:44 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Parceria com ENEL beneficia salas de vacina e iluminação pública em Diadema

Câmaras para armazenamento de vacinas já estão nas Unidades. Substituição de luminárias públicas também está entre as ações parceiras


Secretária de Saúde– Rejane Santos e Dheison Renan - chefe de Gabinete
Secretária de Saúde– Rejane Santos e Dheison Renan - chefe de Gabinete

Crédito: Dino Santos

O Programa Municipal de Imunização (PMI) de Diadema ganha mais um reforço neste final de ano, já que 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão com novas câmaras para armazenamento de vacinas contra covid-19, por meio do Programa de Eficiência Energética - Substituição de Refrigeradores UBS - PM Diadema da ENEL Distribuição SP. A cerimônia oficial e simbólica de entrega dos 22 novos equipamentos ocorreu na tarde desta quarta-feira (01/12), no auditório do Quarteirão da Saúde.

A ação foi possível graças ao Termo de Cooperação Técnica com a ENEL, assinado pela Secretaria Municipal de Saúde e aprovado na Câmara Municipal de Diadema, que implementa a ação de eficiência energética para substituir refrigeradores comuns usados existentes nas UBS por novas câmaras conservadoras científicas de 280 litros. A equipe da saúde recebeu treinamento para instalação dos equipamentos. Além dos refrigeradores, também foram disponibilizadas 16 caixas térmicas de 15 litros. O investimento total foi de mais de R$ 306 mil. 

Entre os benefícios estão economia na conta de energia elétrica, modernização das salas de vacinas e aumento da confiança no sistema de armazenamento das vacinas no município. “Essa união, desse movimento liderado pela empresária Luiza Trajano mostra que o Brasil quando quer estar unido, de maneira geral e irrestrita: empresariado, poder público, entidades civis e filantrópicas, pode fazer muito pelo país. A concretização disso é um projeto como esse e a entrega desses refrigeradores que muito vai ajudar nossa cidade. Quero agradecer à secretária de Saúde, pois já vacinamos 97% da população adulta em Diadema; à ENEL pela parceria fundamental; e ao secretário de Obras, na ação parceira de eficiência energética na iluminação pública. Estamos falando de saúde, segurança pública e direito ao uso da cidade, tudo isso graças à parceria com a ENEL”, destacou o chefe de gabinete Dheison Renan, que representou o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, no evento.

“Foi um trabalho de muitas mãos até chegar aqui. Com essas câmaras, vamos renovar e atualizar nossas salas de vacina. Isso traz um ganho muito grande, em redução de perdas e economia de energia, o que vai resultar em melhorias a assistência à saúde da população”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rejane Calixto.

“É um momento muito importante, a última entrega de equipamentos para logística de armazenamento para municípios do país. Aqui em Diadema são 22 refrigeradores e caixas térmicas. Quero dizer o quanto foi importante em movimento juntos ao Mulheres do Brasil. Foi feita uma pesquisa, que começou em março, para entender quais eram as necessidades de cada município e cada um recebeu o que precisava. Também tínhamos a meta de 70% da população adulta vacina até setembro e isso foi possível”, pontuou Claudia Guimarães, responsável pela Sustentabilidade da ENEL Brasil. A ação é em parceria com o movimento Unidos Pela Vacina, iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderada pela empresária Luiza Trajano.

Vacina covid

Em Diadema, até 30 de novembro, foram aplicadas 658.997 vacinas contra a covid-19, sendo a primeira dose em 335.223 pessoas, a segunda dose em 285.739 pessoas, a terceira dose em 27.796 pessoas e a dose única em 10.239 pessoas.

A vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Quarteirão da Saúde, das 8h30 às 16h. Confira os endereços.

Para receber qualquer dose (D1, D2 e dose de reforço) é preciso apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF (tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal). Em caso de segunda dose, é necessário apresentação do comprovante da D1. Além desses documentos, para se vacinar pela primeira vez contra a covid-19 é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.

Quem ainda não possui CPF – situação de alguns adolescentes – deve providenciar antes de ir a um posto de vacinação. Os dados de vacinação são incluídos no sistema com a utilização do número do CPF do vacinado. Assim, não é possível a aplicação da dose sem apresentação do documento

Eficiência Energética

Durante a cerimônia, também foi apresentado o “Projeto de Eficiência Energética em Sistema de Iluminação Pública”, que já realizou a troca de mais de mil luminárias em regiões como 18 de agosto (Taboão), Nova Conquista (Piraporinha), Gazuza, Jardim Alba, Vila Nova, Vinicius de Moraes e XV de Julho (pertencentes ao bairro Casa Grande).

Comente aqui