Data: 27/05/2022 11:22 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Quarteirão da Saúde completa 14 anos como um dos pilares da saúde de Diadema

Centro reúne 20 especialidades e, desde sua inauguração, em 2008, foram mais de 1,2 milhões de exames de diagnóstico por imagem realizados


Quarteirão da Saúde completa 14 anos
Quarteirão da Saúde completa 14 anos

Crédito: Igor Andrade

Nesta semana, o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS) completou 14 anos de funcionamento como um importante serviço de Atenção Especializada, que organiza e coordena a continuidade do cuidado com demais pontos de atenção da rede municipal. Neste período, foram realizados 186.624.455 exames laboratoriais e 1.299.337 exames de diagnóstico por imagem e gráficos, como densitometria óssea, endoscopia e tomografia.

“Considerando que a Rede Básica resolve cerca de 80% das questões de saúde, o Quarteirão da Saúde prioriza os casos mais complexos e realiza assistência especializada”, explica Maria Cláudia Vilela, diretora do Quarteirão da Saúde. O Centro conta com uma equipe formada por aproximadamente 340 profissionais e reúne especialidades médicas como alergista adulto e infantil, cardiologista adulto e infantil, cirurgião vascular, dermatologista, endocrinologista adulto e infantil, ginecologista – pré-natal de alto risco, hematologista infantil, mastologista, nefrologista, neurologista adulto e infantil, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pneumologista, proctologista e reumatologista. No período entre 2008 e 2022, elas realizaram 955.390 consultas.

Já as cirurgias eletivas ultrapassaram o número de 30.200. Durante a pandemia pela covid-19, o centro cirúrgico foi utilizado para internação de pacientes sintomáticos respiratórios. Aos poucos, e seguindo todos os protocolos de segurança à saúde, os procedimentos foram retomados. No primeiro ano de pandemia (2020), 578 cirurgias foram realizadas. Já em 2021, foram 944 procedimentos, e, nos primeiros cinco meses deste ano, 105 operações.

O atendimento é feito via encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).

QS em números

A arquitetura do local favorece a acessibilidade e o ambiente acolhedor. São mais de 20 mil m², divididos em quatro pavimentos. Além de consultórios, centro cirúrgico, laboratório, o espaço conta com um auditório de 180 lugares para eventos e capacitações. O equipamento foi entregue na terceira gestão do Filippi, em 2008.

“O Quarteirão foi um dos investimentos mais importantes que eu fiz nos meus mandatos passados. Para mim é uma alegria comemorar 14 anos e ver que ele está atendendo as pessoas, com parceria também da Rede Lucy Montoro. O Quarteirão é um espaço do SUS, de qualidade, que é o que queremos para todos os cidadãos brasileiros”, afirmou o prefeito.

Em setembro de 2021, dois serviços importantes foram instalados no Quarteirão: a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, referência para pacientes do Grande ABC e São Paulo, e o ambulatório DiaTrans, voltado para pessoas trans e travestis de Diadema.

E vem mais por aí. A secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, explica que a equipe vem trabalhando para fortalecer o equipamento. "Os números mostram que nos últimos anos caiu muito a produção do serviço, motivada por vários fatores, como falta de investimento da gestão passada que culminou no sucateamento de equipamentos e na falta de recomposição de profissionais. Estamos trabalhando para resolver esses desafios e ofertar um atendimento cada vez melhor para a população de Diadema".

Anexo

Ao lado do Quarteirão da Saúde, está o Pronto Socorro Central, com entrada e funcionamento independentes. Também fazem parte do complexo, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o prédio da Secretaria Municipal da Saúde e Coordenadoria de Vigilância à Saúde.

Serviço:

Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde

Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.

Comente aqui