Data: 02/12/2021 20:04 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Mauá

Mauá compra 5 mil mamografias e vai realizar 720 exames por mês

Pacientes que aguardavam na fila começam a ser agendadas nesta sexta (3/12)


Crédito: Divulgação PMM

Cuidar da saúde das mulheres é um compromisso da gestão municipal. A Prefeitura de Mauá assinou contrato para a compra de 5 mil exames de mamografia, o mais utilizado para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A partir desta sexta-feira (03/12), as pacientes que esperavam pelo serviço – algumas delas desde 2020 – começam a ser agendadas. Em janeiro, 8 mil mulheres aguardavam pelo exame no município. Atualmente, há pouco mais de 5 mil por conta da atualização da fila.

O acordo foi firmado graças a emenda parlamentar federal de 2021, que destinou R$ 770 mil para a saúde do município, dos quais R$ 275 mil servirão para custear os exames. Prevê ainda a realização de 30 mamografias por dia — 720 mensais.

O serviço será disponibilizado no Hospital Nardini, de segunda a sábado, das 7h às 18h. O atendimento ao público, somente para pacientes agendados, terá início a partir de 15 de dezembro.

Atualmente, as pacientes que necessitam de mamografia na cidade passam com o médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) e têm os dados inseridos no SISREG (Sistema de Regulação), que os encaminha para os serviços de referência estaduais.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres brasileiras. Pode ser percebido a partir de um caroço no seio, seguido ou não de dor.

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos. Em pacientes com histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode pedir o exame, independentemente da idade e em intervalos mais frequentes.

A verificação realizada em casa, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do corpo, mas não substitui a investigação clínica. Se for observada alguma alteração, a pessoa deve procurar o serviço de saúde.

Comente aqui