Data: 27/10/2021 09:10 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Mauá faz ações para colocação de DIU e realização de papanicolau

Iniciativas integram as celebrações do Outubro Rosa no município


Iniciativas integram as celebrações do Outubro Rosa no município
Iniciativas integram as celebrações do Outubro Rosa no município

Crédito: Divulgação

Conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero é um dos objetivos da campanha Outubro Rosa. Preocupada com a saúde do público feminino, a Prefeitura de Mauá está realizando mutirões para  exames de papanicolau e para colocação de DIU (Dispositivo Intrauterino) na rede pública.

No sábado (23/10), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Magini, mais de 20 pacientes, de diferentes faixas etárias, passaram a utilizar o método não-cirúrgico de prevenção de gravidez, fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Também foram realizados 42 exames de papanicolau. Os testes, que estavam em atraso devido à pandemia, servem para detectar alterações nas células do colo do útero, ajudando no diagnóstico e na prevenção ao câncer na região.

O DIU é indicado para mulheres que procuram uma solução reversível de longa duração e não se adaptam ou possuem contraindicações ao uso de pílulas anticoncepcionais, por exemplo. É muito eficaz, seguro e de fácil utilização.

Até o fim do mês, a Prefeitura planeja atender mais de 50 mulheres. O procedimento vem sendo feito nas UBSs, onde também vêm ocorrendo a capacitação de profissionais para a inserção do dispositivo, e também no pós-parto, no Hospital Nardini. Informações sobre como receber o DIU e fazer o papanicolau podem ser obtidas diretamente nas unidades.

Comente aqui