São Caetano Meio Ambiente

Projeto Cultura Ambiental conscientiza moradores de São Caetano

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul promoveu no domingo (8/6), no Espaço Verde Chico Mendes, a primeira edição do Projeto Cultura Ambiental. Com presenças do prefeito Paulo Pinheiro, do secretário de Cultura, Jander Cavalcanti de Lira, vereadores e público em geral, o evento contou com diversas atrações e reuniu departamentos […]

  • Data: 09/06/2014 17:06
  • Alterado: 09/06/2014 17:06
  • Autor: Karla Loge
  • Fonte: PMSCS
Projeto Cultura Ambiental conscientiza moradores de São Caetano

Crédito:

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul promoveu no domingo (8/6), no Espaço Verde Chico Mendes, a primeira edição do Projeto Cultura Ambiental. Com presenças do prefeito Paulo Pinheiro, do secretário de Cultura, Jander Cavalcanti de Lira, vereadores e público em geral, o evento contou com diversas atrações e reuniu departamentos da municipalidade e ONGs para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Na ocasião, as autoridades, em conjunto com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município (Conprescs), também assinaram o tombamento da Chácara e Casa dos Engenheiros da Cerâmica São Caetano.

 “Estamos trabalhando para preservar as áreas verdes e manter a qualidade ambiental da cidade. Assim, nós iremos combater o processo acelerado de verticalização iniciado em anos anteriores”, afirmou Paulo Pinheiro. Em 2013, o prefeito assinou o tombamento de mais de 250 mil m² de área preservada, entre parques e áreas verdes – o chefe do Executivo e autoridades realizaram no Chico Mendes o plantio de uma muda de Pau-Brasil, árvore do gênero Caesalpinia encontrada na Mata Atlântica Brasileira.

Em toda a extensão do Parque, como parte da atividade, foram espalhadas placas permanentes com frases de conscientização sobre a importância de manter o local limpo e o que deve ser feito para a sua preservação; e ainda de identificação das espécies animais que lá habitam. “A Administração tem a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar da população. Educar e conscientizar para preservar nossas florestas urbanas é um presente para as futuras gerações”, enfatizou Jander Lira.

PROGRAMAÇÃO – Um dos destaques da programação cultural do evento foi a tenda montada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) com o Projeto IPH (Índices de Poluentes Hídricos), coordenado pela professora Marta Angela Marcondes. No espaço, o público pôde verificar como é feita a avaliação dos parâmetros físicos e químicos do Rio Tamanduateí e do Ribeirão dos Meninos e como ocorre o processo de poluição das águas.

A munícipe Laura Duarte foi ao evento acompanhada de seu filho Gabriel, de 8 anos, e elogiou a iniciativa de conscientização, principalmente às crianças. “Esse projeto auxilia os pequenos que vivenciam nas escolas o trabalho de preservação de forma lúdica. Aqui na tenda da USCS, o Gabriel pôde ver na prática como os efeitos da poluição causam verdadeiros estragos na nossa água.”

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 09/06/2014 05:06
  • Alterado: 09/06/2014 05:06
  • Karla Loge
  • PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados