Data: 29/11/2021 16:02 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires amplia mutirão de mamografia do Hospital São Lucas

Aumento é superior a 50% na capacidade de realização de exames por semana


Cidade aumentou a capacidade para até 175 exames de mamografia por semana.
Cidade aumentou a capacidade para até 175 exames de mamografia por semana.

Crédito: PMETRP

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires aumentou a capacidade de exames e dias do mutirão de mamografia do Hospital e Maternidade São Lucas. Agora, a ação ocorre todos os dias da semana e também aos sábados, com capacidade de até 175 exames a cada semana. Anteriormente, o mutirão era realizado três vezes por semana, com capacidade máxima de até 115 exames.

O aumento corresponde a 52,17% e visa atender as mulheres que aguardam a realização de exames no sistema do município. Para a diretora de enfermagem, Sandra Brandão, a ampliação representa a prioridade nas questões relacionadas à saúde da mulher. “Sabemos que o exame preventivo da mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce e maior chances de cura do câncer de mama. A maior cobertura de exames significa que estamos, sobretudo, cuidando da saúde da mulher que vive e depende do sistema público de saúde de Ribeirão Pires”, destacou a enfermeira. 

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, na primeira etapa do mutirão, houve a abstenção de 16% de pessoas que não compareceram aos exames pré-agendados.

Carreta da Mamografia tem 100% de comparecimento - Por outro lado, o balanço de exames da carreta da mamografia, que permaneceu em Ribeirão Pires entre os dias 16 a 23 de novembro na cidade, foi positivo. O equipamento operou em sua capacidade máxima, com a realização final de 325 exames.

Comente aqui