Data: 30/11/2021 11:29 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires inicia mutirão de testes para diagnósticos de HIV

Ação começa nesta quarta, dia 1, e faz parte do Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção da doença


Mutirão visa a testagem de HIV/AIDS principalmente entre os mais jovens
Mutirão visa a testagem de HIV/AIDS principalmente entre os mais jovens

Crédito: PMETRP

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires inicia a partir desta quarta-feira, 1 de dezembro, um mutirão para diagnósticos de HIV/AIDS. A campanha, que vai até o dia 7, intensifica a oferta de  testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde e da Família e também no SAE (Serviço de Atenção Especializada).

Denominada como “Fique Sabendo”, a campanha faz parte do programa estadual que visa o diagnóstico precoce principalmente entre os jovens. Também serão oferecidos testes para identificação de outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis e as hepatites B e C.

Para Nanci Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada da cidade, é importante que as pessoas façam os testes pelo menos uma vez ao ano. “Pelo menos uma vez no ano, as pessoas devem fazer os testes para estarem cientes de seus status sorológicos, principalmente as que possuem vida sexualmente ativas. Caso o resultado for positivo para alguma IST,  o portador será vinculado ao tratamento adequado”, destacou.

O mutirão em Ribeirão Pires será dividido da seguinte forma: De segunda à sexta, das 8h às 17h, os testes poderão ser realizados no SAE (Av. Francisco Monteiro, 205 - Centro) e nas unidades de saúde conforme cronograma:

01/12 - USF Jardim Luso - 9h às 15h

02/12 - USF Ouro Fino - 9h às 15h

02/12 - USF Jardim Guanabara  - 9h às 15h

02/12 - UBS Centro Alto - 9h às 15h

02/12 - UBS Centro - 7h às 12h

03/12 - USF Jardim Caçula - 9h às 15h

03/12 - USF IV Divisão - 9h às 15h

03/12 - USF Santa Luzia - 9h às 15h

03/12 - USF Vila Sueli - 9h às 15h

03/12 - USF Jardim Valentina - 9h às 15h

Dia Mundial de combate a AIDS - Ribeirão Pires realizará uma live amanhã, às 13h30, no facebook da Secretaria de Saúde (facebook.com/saudeRibeirãoPires) para elucidar os temas relacionados ao HIV/AIDS. Estão em pauta a diferença entre HIV e AIDS, formas de prevenção, onde realizar os exames e os tratamentos adequados. A apresentação será feita pela equipe do Serviço de Atenção Especializada - SAE.

Comente aqui