Data: 16/10/2020 17:37 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires inicia nova rodada de testes de covid-19 em profissionais da Saúde


Testes Hilab
Testes Hilab

Crédito: PMETRP

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires iniciou nesta semana a realização de novos testes para covid-19 em profissionais que atuam na rede municipal de saúde. Esta é a primeira etapa de testagem utilizando novo sistema doado ao município pelo Instituto Butantan, o Hilab.

Nesta nova ação de testagem, estão sendo coletadas amostras de sangue que são enviadas, via Internet, por meio de leitor do Hilab – dispositivo laboratorial desenvolvido pela Hi Tecnologies em sinergia da Intel e Microsoft. O novo sistema funciona da seguinte forma: as equipes que estão aplicando o teste registram os dados do paciente no sistema, preenchem questionário com informações sobre a doença, coletam sangue e inserem a amostra no leitor, que envia os dados ao laboratório para análise. 

Em cerca de 30 minutos, o resultado do teste é disponibilizado ao paciente por sms e/ou e-mail. Depois de testar os profissionais da rede municipal de saúde, a Prefeitura ampliará a testagem, em ação que será divulgada nos próximos dias. Os testes realizados nesta nova fase são do tipo IGG/IGM.

 Em maio, a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou a testagem de covid-19 em profissionais da saúde municipal, além de GCMs, assistentes sociais, moradores e trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Crédito: PMETRP

Comente aqui